A Riyadh Air, nova companhia aérea da Arábia Saudita que quer rivalizar com a Emirates Airline, recebeu seu primeiro Boeing 787-9 Dreamliner na segunda-feira, 13.
A aeronave, no entanto, não assumirá voos comerciais. Em vez disso, o jato será usado como uma reserva técnica e para treinamento de tripulantes e pessoal de terra.
O plano é que o 787 é facilitar a obtenção do Certificado de Operador Aéreo (AOC) perante a a autoridade de aviação civil do país, o que é esperada para este ano.
O widebody de matrícula HZ-RXX, que voava pela Oman Air, recebeu a atraente pintura da nova empresa e pousou no Aeroporto Internacional King Khalid, onde ficará o hub da Riyadh.
Uma diferença importante é que o jato Dreamliner não receberá ainda inédita cabine principal projetada para as 72 aeronaves encomendadas pela Riyadh Air.
Para os mais atentos, a entrega desse Boeing 787 soa estranha já que a Riyadh Air divulgou um outro avião com sua pintura, de matrícula N8572C.
Esse Boeing 787-9, entretanto, era uma aeronave de demonstração da fabricante e recebeu um esquema de pintura prévio da Riyadh Air em junho de 2023 para fins de marketing.
Em outubro passado, a aeronave foi entregue pela AerCap, sua proprietária, para a TAAG, de Angola, onde recebeu a matrícula D2-TEQ.
A Riyadh Air planeja estrear seus voos de revenue até o final do ano e atender no futuro cerca de 100 destinos globais. A frota será formada por 60 Airbus A321neo além de 72 Boeing 787-9.