Diferentemente da aviação de asa fixa, que possui aeronaves especiais de treinamento, no segmento dos helicópteros é raro esse tipo de opção. Por falta de um meio específico de instrução, pilotos em formação precisam treinar em modelos comerciais convenciais, mais caros de operar. Mas a fabricante Robinson Helicopter Company que mudar esse cenário.
A empresa norte-americana anunciou o lançamento do modelo R44 Cadet, específico para o treinamento de novos pilotos. O aparelho é uma variação simplificada do R44 Raven II, um dos modelos mais comuns no Brasil, especialmente em São Paulo (SP).
Para reduzir os custos de operação, o R44 Cadet tem apenas dois lugares (o Raven I transporta até quatro ocupantes) e a potência do motor foi reduzida de 210 cv para 180 cv. As alterações reduziram o peso máximo do helicóptero para meros 998 kg (o R44 comercial pesa cerca de 1.090 kg) e o nível de ruído caiu três decibéis.
O novo helicóptero da Robinson, que deve interessar às escolas de voo, ainda pode ser equipado com ar condicionado, piloto automático e instrumentos digitais.
O modelo de treinamento deve receber a certificação de voo da FAA, órgão de administração de aviação dos Estados Unidos, até o final deste ano. Com isso, as vendas e primeiras entregas da aeronave estão programadas para o primeiro semestre de 2016. O preço do R44 Cadet ainda não foi divulgado, mas é certo que deve ficar abaixo dos US$ 456 mil pedidos pela versão de transporte executivo R44 Raven II.
Veja mais: Empresa brasileira lança helicóptero não tripulado
Estranha versão já que a Robinson fabrica o modelo R-22 de dois lugares, muito mais barato, com um bom motor de confiabilidade absoluta, baixo custo de manutenção e já muito usado em treinamento de pilotos. E curiosamente, amplamente usado como aeronave pastora de gado na Austrália voando em baixa altura pela imensidão do planalto australiano como se pode ver em vários vídeos no Youtube, o que demonstra a sua robustez e confiabilidade.
Helicóptero extremamente perigoso , mal acabado , mal equipado, mal projetado, deveria ser proibido de voar ! Já matou muita gente no mundo e pelo visto vai continuar matando !