A fabricante de helicópteros dos EUA Robinson revelou neste domingo, 9, seu mais novo modelo, o R88, uma aeronave de asa rotativa para oito passageiros e que é seu primeiro lançamento em 15 anos.
Movido por um motor a turbina Arriel 2W de 1.000 shp a ser fornecido pela Safran, o R88 será capaz de voar por até 650 km.
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O novo helicóptero é o maior já desenvolvido pela companhia fundada na Califórnia em 1973 por um ex-funcionário da Bell e da Hughes Helicopters, Frank Robinson.

A aeronave possuirá hélices de duas pás e será capaz de transportar até 1.306 kg. A cabine terá cerca de 7.787 litros de volume além de piso plano.
Segundo a Robinson, o R88 será altamente versátil, com diversas opções de assentos e capaz assumir tarefas como ambulância aérea ou aeronave policial.
A empresa escolheu a suíte de aviônicos Garmin G500H TXi com telas touchscreen, além de outros recursos avançados.
O preço do R88 é de US$ 3,3 milhões e inclui o pacote Serenity, que oferece serviços de suporte do motor Arriel 2W por cinco anos ou 2.000 horas de voo.

“Com o lançamento do R88, esperamos revolucionar o mercado de helicópteros monomotores, oferecendo desempenho e capacidades superiores a um preço competitivo”, disse David Smith, presidente e CEO da Robinson Helicopter Company.
Concorrência com Bell e Airbus
Hoje com um portfólio que inclui o pioneiro R22, um helicóptero de dois lugares a pistão, o R44 (4 assentos) e o R66, seu primeiro modelo a turbina, a Robinson figurou em 2024 como a segunda maior fabricante em envios de aeronaves de asas rotativas, atrás apenas da Airbus.

O R88, portanto, colocará a empresa californiana disputando clientes com a gigante europeia e também com a tradicional Bell. Um dos concorrentes almejados deverá ser o H125, o helicóptero mais vendido do mercado.
Segundo Smith, o R88 pode adicionar cerca de 100 aeronaves por ano à produção anual da empresa. A Robinson, no entanto, não fez previsões exatas sobre a entrada em serviço do novo helicóptero, sugerindo que isso deve ocorrer até o final desta década.