A Rolls-Royce iniciou a campanha de testes de voo do motor Pearl 10X, que será usado no novo jato executivo Dassault Falcon 10X.
Uma unidade de testes do turbofan foi instalado no Boeing 747-200 que serve de bancada de testes da empresa. A aeronave decolou em 18 de março com o novo motor da base da Rolls-Royce em Tucson, Arizona.
É a primeira vez que um motor da Rolls-Royce propulsiona um jato executivo da Dassault. Aeronaves recentes da fabricante são equipadas com turbofans fornecidos pela Snecma e pela Pratt & Whitney.
A família Pearl também impulsiona o Gulfstream G700, rival do Falcon 10X, e que acaba de conseguir a certificação de tipo da FAA.
“Estamos entusiasmados em entrar nesta importante próxima fase do programa de desenvolvimento de motores com o início de nossa campanha de testes de voo. Todos os testes concluídos até o momento confirmam a confiabilidade do motor e mostram que ele atenderá aos requisitos de desempenho para impulsionar o Falcon 10X”, disse Philipp Zeller, vice-presidente sênior da Rolls-Royce.
O motor Pearl 10X já acumulou mais de 2.500 horas de testes no solo, disse a empresa. A potência do turbofan não é conhecida mas a Rolls-Royce afirmou que ele ultrapassa 18.000 libras de empuxo.
O Falcon 10X será o maior jato executivo da Dassault, com alcance de 7.500 milhas náuticas (13.900 km).
Com 33,4 metros de comprimento, a aeronave terá a maior seção transversal já oferecida no mercado de aviação executiva, com 2,03 m de altura e 2,77 m de largura.
Lançado em 2021, o Falcon 10X tinha previsão inicial de entrada em serviço em 2025, mas o programa atrasou e as primeiras entregas deverão ocorrer em 2027.