A Rossiya Airlines, companhia aérea russa que é parte do grupo Aeroflot, voltou a voar com um de seus Boeing 747-400, anunciou a empresa.
A aeronave de quatro motores e 522 assentos está realizando o voo entre Moscou e Iujno-Sakhalinsk, na ilha Sacalinha, localizada no Oceano Pacífico.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A transportadora possui nove jatos 747-400, todos eles com idade bastante avançada, acima de 20 anos. Desde a invasão à Ucrânia e as sanções comerciais decretadas por paíseso cidentais, as aeronaves da Boeing perderam o suporte técnico, o que dificulta seu uso.
Por razões não esclarecidas, a Rossiya conseguiu recolocar o 747-400 de matrícula RA-73286 em condições de voo. Outros três “Jumbos” também chegaram a realizar voos de testes em agosto, mas até o momento não assumiram frequências comerciais.
Destino turístico
A enorme ilha de Sacalina, ao norte do Japão, é um destino turístico para os russos e fica a cerca de 6.700 km de Moscou. A Rossiya costuma utilizar seus Boeing 777 na rota, mas que tem uma capacidade de passageiros inferior, de 373 a 457 assentos, dependendo do modelo.
Ao contrário das viagens aéreas no Ocidente, os voos da Rossiya para Iujno-Sakhalinsk têm preço fixo na classe econômica e custam em torno de US$ 130.
Há contudo, uma tarifa subsidiada no âmbito do programa governamental de acessibilidade de viagens aéreas do governo russo.