Rumo aos 100 anos: Boeing testa B-52 remotorizado em túnel de vento

Bombardeiro veterano da Força Aérea dos EUA será remotorizado com turbofans mais eficientes da Rolls-Royce; atualização deve estender a vida útil da aeronave até 2050
Consegue ver as diferenças? Versão remotorizada do B-52 deve voar em 2025 (Divulgação)

Em serviço com a Força Aérea dos EUA (USAF) há quase 70 anos, o incansável bombardeiro B-52 Stratofortress está perto de iniciar um novo capítulo em sua longa carreira militar. A Boeing divulgou recentemente pelas redes sociais um vídeo de uma maquete em escala reduzida da aeronave sendo testada num túnel de vento equipada com as novas naceles projetadas para o Programa de Substituição de Motores Comerciais (CERP, na sigla em inglês), iniciado em 2018.

Em setembro de 2021, a USAF escolheu a Rolls-Royce para remotorizar os B-52H da frota ativa. Os bombardeiros operados nos EUA voam com os motores turbofan Pratt & Whitney TF-33-PW-103 desde a década de 1960. Esse motor é a versão militar do JT3D, usado nos clássicos jatos comerciais Boeing 707 e Douglas DC-8. Cada Stratofortress tem oito propulsores.

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O novo turbofan escolhido para o B-52 é o Rolls-Royce F130, versão militar do motor BR700, presente, por exemplo, em jatos executivos da Gulfstream e no antigo modelo comercial Boeing 717. Com essa atualização, espera-se que os velhos “BUFF” continuem sem serviço até pelo menos 2050, quando o modelo estará perto de completa 100 anos de seu primeiro voo – que ocorreu em 15 de abril de 1952.

A USAF pretende completar as atividades de integração do novo  motor e entregar o primeiro lote de aeronaves atualizadas entre 2026 e 2026, com capacidade operacional total programada para 2030. Os novos motores do B-52 CERP, mais modernos e eficientes, devem reduzir o consumo de combustível da aeronave, aumentando o alcance de voo do bombardeiro. A manutenção dos turbofans F130 também será simplificada em relação aos antigos TF-33. O primeiro voo da aeronave remotorizada é esperado para 2025.

As novas naceles e escoras, fornecidas pela Spirit AeroSystems, são claramente visíveis no vídeo divulgado pela Boeing. Embora sua forma geral ainda seja a mesma, os suportes de motor redesenhados são maiores que as originais, enquanto as novas escoras são mais curtas.

Rascunho do B-52: o protótipo YB-52 voou pela primeira vez em 15 de abril de 1952 (USAF)

Além dos novos motores, a “nova geração” do B-52 também será equipada com um novo radar AESA, o modelo APG-79 (igual ao usado no caça F/A-18E/F Super Hornet). Outra novidade no bombardeiro será o sistema BOCS, um dispositivo para transportar cargas no portão de bombas. Após receber essas alterações, é possível que o bombardeiro receba duas redesignações à medida que as modificações avançam, tornando-se o B-52J ou possivelmente o B-52K.

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  1. Devem ficar prontos entre 2026 e 2026? E os velhos buff continuem sem serviço até 2050? Se é sem serviço não precisa motor novo.

  2. Incrível. Vida longa ao B52! Ainda bem que em 2025/26, pois o atual governo não é de ajudar as nações (vide Afeganistão) se pronta não serviria de nada.

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