Rumor sobre versão cargueira do Airbus A350 ganha força na pandemia

Segundo a agência Reuters, a Airbus está em busca de apoio no setor aéreo para viabilizar a versão de carga do moderno A340 XWB
O A350 tem alcance de 15.300 km (Airbus)
O A350 tem alcance acima de de 15.000 km (Airbus)

A agência Reuters noticiou hoje (12) que o Airbus está em busca apoio do setor aéreo para desenvolver uma potencial versão cargueira de seu jato de passageiros A350 XWB. O objetivo do grupo europeu é acompanhar o crescimento recente do comércio elétrico e a demanda por transporte aéreo de cargas, além de ter um produto para competir com a Boeing nessa categoria.

Fontes da indústria ouvidas pela agência afirmaram que o lançamento do A350 cargueiro depende da identificação de compradores suficientes para sustentar o início projeto. Especialistas estimam que a Airbus precisaria de aproximadamente 50 pedidos para prosseguir com o programa, que pode custar entre US$ 2 bilhões e US$ 3 bilhões.

Se for adiante, o A350 pode ser o primeiro cargueiro derivado de uma aeronave comercial de última geração. Um projeto desse tipo também ajudaria a Airbus a estabilizar a produção e a demanda pelo moderno widebody, que foi duramente afetado pela crise da Covid-19. A fabricante, no entanto, não comentou sobre a possibilidade de lançar um novo programa.

Embora esteja a frente da Boeing no mercado de jatos de passageiros, a Airbus tem baixíssima adesão no setor de cargas. A fabricante norte-americana soma 202 entregas da cargueira do 777 e mais 260 exemplares do 747F, enquanto o grupo europeu vendeu apenas 38 unidades do A330F.

A publicação cita ainda que o eventual lançamento do “A350F” (de freighter/cargueiro) pode fazer a Boeing reagir com uma versão cargueira do novo 777X, embora isso não seja iminente.

“Considerando que a taxa de produção do A350 foi cortada e o mercado de carga é o único ponto brilhante no mercado de fuselagens largas, seria preciso dizer que a probabilidade de um A350F aumentou em comparação com um ano atrás”, disse Richard Evans, consultor sênior da consultoria britânica Ascend by Cirium, à Reuters.

Total
0
Shares
Previous Post

Nova companhia aérea brasileira, ITA apresenta seu primeiro A320

Next Post
P-8 da Marinha dos EUA lançando um torpedo de busca submarina (US Navy)

Alemanha deve ser nova cliente do Boeing P-8A Poseidon

Related Posts
Total
0
Share