Rússia afirma ter criado material que absorve 95% das ondas de radar

Novo material fabricado com fibra de vidro pode ser aplicado em aeronaves furtivas e não exige manutenção
Sukhoi Su-57
O Su-57 é o primeiro caça furtivo projetado na Rússia (Anna Zvereva)

Empresa do conglomerado russo de tecnologia Rostec State Corporation, a Roselectronics afirma ter criado um novo e revolucionário material absorvente de ondas de radar para revestir aeronaves furtivas (ou “stealth”, no termo em inglês). Não só isso, a solução criada pelos russos dispensa manutenção, afirma a companhia.

A Roselectronics informou que construiu protótipos do novo material, que é fabricado com fibra de vidro com núcleo de metal interligadas. “O novo material absorve até 95% da radiação eletromagnética incidente dos radares e complica significativamente a detecção de um objeto aéreo usando equipamentos de radar”, garante a empresa.

Pioneiros no desenvolvimento de aviões stealth, os Estados Unidos chamam esse tipo de revestimento de RAM (de Radiation-Absorbent Material/Material Absorvente de Radiação). Do que é ele feito exatamente, porém, ninguém fora do Pentágono sabe ao certo. Por outro lado, é sabido que a camada absorvente de ondas de radar criada pelo americanos requer muita manutenção – o material usado nos avançados caças F-22 Raptor, por exemplo, descasca da fuselagem.

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“O problema de criar um material estrutural de absorção de radar tem sido um desafio na indústria de aeronaves militares modernas. Os tipos existentes de revestimentos furtivos de aeronaves precisam ser restaurados regularmente e a fibra de vidro com coeficiente de reflexão reduzido não requer manutenção. Nossos protótipos já passaram com sucesso nos testes de fábrica exigidos”, disse Aleksey Dymovskikh, Diretor Geral do Escritório Central de Design da República da Moldávia, onde o material é desenvolvido.

Pioneiro: o F-117 foi desenvolvido em segredo na década de 1970 na Área 51 (USAF)
Pioneiro da tecnologia stealth: o F-117 foi desenvolvido em segredo na década de 1970 na Área 51 (USAF)

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Segundo a Rostec, o material furtivo foi desenvolvido inicialmente para a fabricação de pás de compressores de motores a jato, que é uma das peças mais notáveis por radares. A empresa, no entanto, ainda não confirma se o material será aplicado no caça furtivo da Rússia, o novo Sukhoi Su-57 – ou no futuro Su-75 “Checkmate”.

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