Rússia apresenta avião comercial para brigar com Airbus e Boeing

Família de jatos MC-21 do consórcio russo UAC tem estreia comercial programada para 2019
O primeiro protótipo do jato russo MC-21 deve decolar somente em 2017 (UAC)
O primeiro protótipo do jato russo MC-21 deve decolar somente em 2017 (UAC)
O primeiro protótipo do jato russo MC-21 deve decolar somente em 2017 (UAC)
O primeiro protótipo do jato russo MC-21 deve decolar somente em 2017 (UAC)

A United Aircraft Corporation (UAC), consórcio russo formado pelas fabricantes Irkut e Yakovlev, apresentou nesta quarta-feira (8), em Irkutsk, na Rússia, o primeiro protótipo do jato de passageiros MC-21. Desenvolvido para competir com os aviões comerciais mais vendidos do mundo, o Airbus A320 e o Boeing 737, a aeronave tem estreia prevista para 2019.

Desenvolvido para competir com os aviões de passageiros mais vendidos do mundo, o Airbus A320 e o Boeing 737, o MC-21 ainda tem um longo caminho até estrear no mercado. Segundo a Irkut, os testes de voo estão programados para o próximo ano e as primeiras entregas devem começam somente a partir de 2019 – a empresa afirma já ter 175 pedidos firmes pelo MC-21.

O MC-21-300 será o primeiro modelo da nova família de aeronaves a chegar ao mercado. De acordo com a fabricante russa, o aparelho intermediário pode transportar até 211 passageiros a uma distância de 6.000 km. Nessa configuração, o MC-21 é maior que o Boeing 737-800.

As outras opções do jato russo serão o MC-21-200, para até 162 passageiros e alcance de 5.000 km, e o MC-21-400, com capacidade para 230 ocupantes e autonomia de 6.400km. A data de lançamento dessas duas versões, entretanto, ainda não foi definida pela UAC.

Até o momento, a maioria dos pedidos pelo MC-21 são de companhias aéreas russas.

Mas a UAC também quer alcançar mercados tradicionais do Ocidente com o MC-21. Uma das estratégias é oferecer a aeronave com motores Pratt & Whitney, um dos mais utilizados na aviação comercial, sobretudo nas regiões com maior tráfego, como Estados Unidos e Europa. A outra opção de motorização será fornecida pela fabricante russa Aviadvigatel.

O MC-21-300 é cerca de 2,5 metros mais comprido que o Boeing 737-800 (UAC)
O MC-21-300 é cerca de 2,5 metros mais comprido que o Boeing 737-800 (UAC)

O valor do MC-21 é estimado em cerca de US$ 70 milhões. Essa cifra coloca o jato russo como o mais barato da categoria “narrow-body”, com capacidade para até 230 passageiros.

Veja mais: Conheça os jatos comerciais da nova geração

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  1. Um pequeníssimo detalhe: precisa verificar se a identificação do modelo pintada na aeronave usa caracteres romanos ou latinos. Se forem latinos, ok. Se forem cirílicos, seria correspondente a MS-21 no alfabeto latino (o “C” cirílico corresponde ao “S” latino)

  2. Sim, para o ocidente ele é o MS-21. Os fabricantes russos inclusive costumam apresentar suas aeronaves ao mundo, com inscrições em cirílico de um lado da fuselagem, e em caracteres latinos do outro.

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