A Rússia corre contra o relógio para colocar em produção uma aeronave comercial genuinamente nacional. Após receber sanções ocidentais por conta das ações militares na Crimeia e na Ucrânia, o país acelerou os projetos de conversão de aeronaves mais modernas para serem equipadas apenas com componentes domésticos.
Na lista de aeronaves atualmente em desenvolvimento está o SSJ-New, uma nova versão do Superjet, um jato regional para 100 passageiros produzido pela Irkut, parte do conglomerado UAC.
Originalmente concebido em parceria com várias empresas ocidentais, o SSJ100, como também é chamado, tem passado por sérias dificuldades para voar nas companhias aéreas russas afinal seu motor, o SaM-146, é um produto feito com a ajuda da Safran, da França.
Os aviônicos, também supridos por fabricantes dos EUA e Europa é fonte de problemas para a manutenção, entre outros itens como trens de pouso e a APU.
Testes em túnel de vento
Por conta disso, o SSJ-New tem sido uma das soluções de curto prazo para dotar a aviação comercial russa de uma aeronave comercial com conteúdo genuinamente nacional.
Os planos da UAC são bastante otimistas e preveem o voo inaugural de um protótipo em 2023 e a entrada em serviço, já em 2024. Para isso, as empresas envolvidas têm acelerado os trabalhos, como ocorre com os testes em túnel de vento da nacele do motor PD-8, que substituirá o turbofan SaM-146.
O TsAGI, instituto de aerohidrodinâmica russo, está realizando essa atividade, que envolve avaliar as mudanças que o novo motor poderá gerar no voo do SSJ-New.
Segundo o instituto, os testes também são feitos para definir os ângulos ideais de instalação de geradores de vórtice nas naceles.
“Este é um marco importante nos testes de voo da aeronave SSJ-NEW, que esperamos começar já no próximo ano. As altas propriedades aerodinâmicas do SSJ-NEW com motor russo foram confirmadas e, após testar um protótipo de motor no laboratório voador Il-76, estaremos prontos, juntamente com nossos colegas da UEC, para começar a trabalhar na integração do novo turbofan na aeronave ”, disse o vice-diretor geral da UAC para aviação civil, Andrey Boginsky.
Em paralelo, o instituto FAA GosNIIAS (FAA State Research Institute of Aviation Systems) está realizando uma série de testes simulados com os novos aviônicos do SSJ-New, e que também incluem os controles necessários para operar o novo motor PD-8.
Somente a Aeroflot, a principal companhia aérea russa, encomendou recentemente 89 SSJ-New.