Rússia coloca em voo o segundo protótipo do turboélice Il-114-300

Programa havia sido interrompido em agosto de 2021 após a queda de um cargueiro militar Il-112V, que utiliza um motor semelhante. Aeronave para 68 passageiros será usada em rotas regionais
O segundo protótipo do Il-114-300 (UAC)
O segundo protótipo do Il-114-300 (UAC)

A United Aircraft Corporation (UAC), empresa-mãe das principais fabricantes aeroespaciais russas, anunciou o primeiro voo do segundo protótipo do turboélice regional Il-114-300 em 31 de março.

A aeronave de 68 assentos é um dos projetos domésticos voltados a suprir as companhias aéreas do país, que estão proibidas de encomendar produtos ocidentais.

Baseado no turboélice Il-114, o novo avião foi aprimorado com uso de materiais compostos e sistemas digitais como a cabine de comando. A aeronave é propulsionada pelo motor Klimov TV7-117ST-01 com hélices de seis pás.

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Foi justamente o motor da Klimov que causou um grande atraso no programa. Em agosto de 2021, o único protótipo do cargueiro militar Il-112V, também equipado com motor TV7, sofreu um acidente fatal próximo a Moscou.

O Il-114-300 usa o motor Klimov TV-7
O Il-114-300 usa o motor Klimov TV-7 (UAC)

Problema no motor

A UAC suspendeu ambos os programas à espera de correções no projeto. Segundo a empresa, o motor “passou por uma série de modificações. Também foi instalada uma nova unidade de potência auxiliar TA 14-114”.

O voo inaugural do segundo protótipo do Il-114-300 durou cerca de 40 minutos a partir da fábrica de Lukhovitsy, nos arredores de Moscou. A aeronave atingiu 900 metros de altitude e velocidade de 230 km/h, segundo a UAC.

Apesar do sucesso, a empresa prevê um longo processo de desenvolvimento e certificação já que o Il-114-300 terá a missão de substituir o An-24 em voos regionais para aeroportos com pistas de asfalto ou terra.

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