A United Aircraft Corporation (UAC), empresa-mãe das principais fabricantes aeroespaciais russas, anunciou o primeiro voo do segundo protótipo do turboélice regional Il-114-300 em 31 de março.
A aeronave de 68 assentos é um dos projetos domésticos voltados a suprir as companhias aéreas do país, que estão proibidas de encomendar produtos ocidentais.
Baseado no turboélice Il-114, o novo avião foi aprimorado com uso de materiais compostos e sistemas digitais como a cabine de comando. A aeronave é propulsionada pelo motor Klimov TV7-117ST-01 com hélices de seis pás.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Foi justamente o motor da Klimov que causou um grande atraso no programa. Em agosto de 2021, o único protótipo do cargueiro militar Il-112V, também equipado com motor TV7, sofreu um acidente fatal próximo a Moscou.
Problema no motor
A UAC suspendeu ambos os programas à espera de correções no projeto. Segundo a empresa, o motor “passou por uma série de modificações. Também foi instalada uma nova unidade de potência auxiliar TA 14-114”.
O voo inaugural do segundo protótipo do Il-114-300 durou cerca de 40 minutos a partir da fábrica de Lukhovitsy, nos arredores de Moscou. A aeronave atingiu 900 metros de altitude e velocidade de 230 km/h, segundo a UAC.
Apesar do sucesso, a empresa prevê um longo processo de desenvolvimento e certificação já que o Il-114-300 terá a missão de substituir o An-24 em voos regionais para aeroportos com pistas de asfalto ou terra.