Quase ao mesmo tempo em que a Rússia anunciou a entrega de mais um lote de bombardeiros Sukhoi Su-34, a Ucrânia alegou ter destruído seis aeronaves na base de Morozovsk, a cerca de 130 km da sua fronteira.
A base russa hospeda caças Su-27 e os mesmos bombardeiros Su-34, mas a Ucrânia não detalhou quais aeronaves teria destruído no ataque.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
À BBC, fontes de segurança ucranianas disseram ainda que oito aviões foram severamente danificados. Não houve confirmação oficial do ataque.
Novo lote de aeronaves Su-34
Enquanto isso, a United Aircraft Corporation (UAC) divulgou em sua página na internet ter entregue o primeiro lote de bombardeiros Su-34, jatos supersônicos baseados no caça Su-27 mas com assentos lado-a-lado.
As aeronaves foram fabricadas em Novosibirsk, no extremo leste do país. As imagens divulgadas mostram pelo menos dois Su-34, mas como é de praxe, a UAC não revela números e apaga digitalmente as marcações de identificação na fuselagem.
“Começamos a entregar aeronaves com o primeiro lote de bombardeiros Su-34 da linha de frente como parte do programa de produção deste ano”, disse Yuri Slyusar, Diretor Geral da UAC.
A planta também produz os caças Su-35 e Su-57, este de 5ª geração e com capacidade furtiva.