Disposta a acelerar a certificação do jato de passageiros MC-21-310, a Rússia está concluindo a substituição dos motores PW 1400G, da Pratt & Whitney pelo turbofan local PD-14, afirmou a UAC nesta semana.
A conversão está sendo feita na aeronave 73051, que é justamente o primeiro protótipo do modelo de corredor único. O trabalho foi realizado nas instalações da Yakovlev, em Irkutsk.
Originalmente, o MC-21-300 seria a versão padrão de produção, mas os embargos decretados por países ocidentais anos antes da invasão russa à Ucrânia já tinham motivado a UAC a lançar uma versão com conteúdo local.
Uma aeronave de testes, o protótipo de número 5, voou em 2020 com o motor PD-14, desenvolvido pela Aviadvigatel. Com o conflito atual, no entanto, as retaliações comerciais se agravaram, obrigando a Rússia a acelerar o programa de nacionalização da aeronave.
Sem expectativa de contar com os motores fabricados nos EUA, a UAC reconfigurou o protótipo número 1. Ele deverá realizar de três a cinco voos em Irkutsk antes que o MC-21 seja levado Zhukovsky.
Para obter a certificação de tipo russa, o MC-21-310 precisa concluir 240 voos. Até o começo de julho, o avião 73055 havia atigido 100 voos.
O MC-21-300 voou pela primeira em maio de 2017 e junto com outros três protótipos concluiu os voos de certificação com os motores e aviônicos ocidentais em dezembro de 2021. O trabalho, no entanto, foi descontinuado em favor da versão 310.
A conversão não é uma tarefa simples já que é preciso substituir o sistema de cabos e conexões internas, de padrão diferente da Pratt & Whitney.
A Rússia quer colocar o MC-21 em serviço a partir de 2024.