A United Aircraft Corporation (UAC) fez o roll-out do quadrijato Il-96-400M, uma versão de maior capacidade do widebody desenvolvido ainda nos tempos da União Soviética.
A estatal que abriga sob seu guarda-chuva os principais fabricantes de aeronaves da Rússia revelou o protótipo em 7 de junho nas instalações da VASO (Voronezh Aircraft Production Association), localizada a cerca de 500 km ao sul de Moscou.
Segundo a UAC, a aeronave de teste, exibindo a pintura no “estilo corporativo” da empresa, deverá realizar o voo inaugural em breve.
“A aeronave está equipada com modernos equipamentos aviônicos russos, incluindo um novo complexo aviônico e outros sistemas e componentes”, disse a empresa.
A fuselagem alongada torna a aeronave mais espaçosa e atraente para os operadores”.
No entanto, não se conhecem clientes do Il-96-400M, uma aeronave de conceito obsoleto no Ocidente, que deixou de produzir jatos com mais de dois motores por questões de eficiência e também preocupações ambientais.
Capacidade para quase 400 passageiros
O Il-96 é uma evolução do primeiro widebody russo, o Il-86, que iniciou serviço nos anos 70. Equipado com motores turbofan PS-90, o ll-96 tinha um alcance maior, mas menos capacidade de passageiros.
Em 2017, a UAC anunciou o desenvolvimento do Il-96-400M, capaz de acomodar até 390 passageiros em classe única graças à extensão da fuselagem em quase 10 metros.
Os principais aprimoramentos incluem aviônicos e partes produzidas na Rússia, mas os motores seguem sendo os pouco eficientes PS-90.
A UAC compartilhou informações sobre a montagem do protótipo até 2021 quando havia expectativa do voo inaugural no mesmo ano, mais tarde transferida para 2022.
Essa época, o governo russo chegou a afirmar que o Il-96-400M não seria produzido em massa, apenas algumas aeronaves seriam destinadas a missões específicas.
O atraso no programa CR929, um widebody bimotor desenvolvido em parceria com a China, no entanto, pode ter dado novo significado para o quadrijato.