A Rostec divulgou nesta semana imagens dos caças Sukhoi Su-57E e ‘Checkmate’ juntos na Rússia. Trata-se de um ensaio feito para um site que publicou uma matéria interativa detalhando algumas informações das aeronaves.
As fotos dos dois caças lado a lado são bastante oportunas para comparar soluções e características de ambos, parte delas compartilhada por eles. O Su-57E é a versão de exportação do jato bimotor furtivo, o primeiro com essa capacidade a entrar em serviço na Força Aérea da Rússia.
O “Felon”, como também é chamado, foi desenvolvido há mais de uma década e apenas nos últimos anos começou a ser operado no país, ainda assim com uma frota bastante reduzida, formada em sua maioria por aeronaves pré-série.
A Rússia encomendou 76 caças, cujo primeiro exemplar foi entregue no final do ano passado. A falta de recursos, no entanto, tem feito a Rostec oferecer o Su-57 para outros países, mas ainda não há qualquer pedido fechado.
Já o Checkmate ainda é um projeto inicial, revelado em julho na feira MAKS 2021. Ele utiliza apenas um motor, algo que não ocorria desde o MiG-23/27 no final da década de 60. Assim como o Su-57, o novo jato é supersônico e possui baixa assinatura de radar, diz a UAC, holding que controla a Sukhoi.
A comparação entre os dois caças revela pontos em comum como o desenho das asas e o uso do motor Izdeliye 30. A Rostec, no entanto, afirma que o novo avião de combate se beneficiou de vários outros sistemas do Su-57.
Quase metade dos caças são monomotores
“O Checkmate foi desenvolvido com a ajuda de bases científicas e técnicas obtidas durante a criação da versão de exportação da aeronave Su-57E. Em particular, a aeronave herdou a cabine, os sistemas de bordo e alguns outros elementos. Isso permite reduzir o custo da aeronave e simplificar sua manutenção”, afirmou a empresa em nota.
De fato, o Checkmate, que deve receber a designação Su-75, é um projeto bastante focado na exportação. A ideia é que seja barato e equipado com vários sistemas modernos como um cockpit WAD (Wide Area Display), radar AESA e um compartimento interno de armamentos.
Para justificar a decisão de voltar aos caças monomotores, a Rússia argumenta o grande número de aviões desse tipo, que representariam 44% dos cerca de mil jatos de combate ativos no mundo atualmente.
Pesa contra o Checkmate o longo caminho até se tornar operacional. A expectativa é que o primeiro protótipo faça o voo inaugural apenas em 2023 e entre em serviço a partir de 2026. Mas os russos certamente não são bons em cumprir cronogramas.
A dobradinha Su-57/Checkmate não se restringirá apenas à sessão de fotos. A Rostec já confirmou que a maquete em tamanho real do novo avião estará presente no Dubai Airshow que começa neste domingo, 14.