Novo jato comercial produzido na Rússia, o Irkut MC-21 está em “promoção”. Em entrevista à agência de notícias estatal TASS, Sergey Chemezov, CEO da Rostec*, revelou que a aeronave está à venda por 3 bilhões de rublos (R$ 197,5 milhões na cotação atual). No entanto, esse preço vale apenas para a Aeroflot e outras companhias aéreas russas.
“O custo do novo MC-21 para a Aeroflot e outras transportadoras será significativamente menor do que o do mercado. Esta é uma medida consciente do Estado, que quer reduzir o ônus para as companhias aéreas e, consequentemente, para os passageiros. Isso é feito especificamente para um momento difícil para a indústria”, disse Chemezov.
Uma fonte não identificada consultada pela agência russa observou que o valor do MC-21 para o mercado local pode ser a metade do preço de um Boeing 737. “Um Boeing semelhante custa de 5 a 6 bilhões de rublos”, disse.
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O Boeing equivalente ao MC-21 é o 737 MAX 8, que é avaliado em US$ 121,5 milhões (cerca de R$ 609 milhões).
Segundo o CEO da Rostec, o federação russa também ajudará na compensação parcial dos custos da aeronave da Irkut. “O Estado certamente ajudará a indústria da aviação a compensar parcialmente o custo das aeronaves. Abordagens semelhantes funcionam em muitos países, como Europa ou China, onde as autoridades subsidiam deliberadamente o custo das aeronaves para as transportadoras, a fim de manter um nível de preço competitivo.”
Em fevereiro deste ano, a Aeroflot assinou um contrato com a Rostec para adquirir 18 jatos MC-21, com entregas a partir do quarto trimestre de 2024. A companhia aérea, que é a maior da Rússia, planeja incorporar até 210 aeronaves do tipo até 2030, além de outros 129 aviões do grupo UAC, controlador da Irkut e outros fabricantes russos, como a Sukhoi e a Ilyushin.
No papel, o MC-21 é um dos aviões de passageiros mais avançados em seu segmento, que tem ainda os modelos da família A320neo da Airbus e o C919, da chinesa COMAC, além do 737 MAX. A aeronave da Irkut, no entanto, ainda precisa provar que é eficiente e segura antes de estrear no mercado.
O lançamento do novo jato russo já acumula certo atraso, muito por conta das sanções econômicas impostas contra Moscou devido à invasão da Ucrânia. Desde o início do conflito, a Rússia está impedida de obter componentes importados do Ocidente. O principal problema recaiu sobre os motores da primeira versão do MC-21, o modelo -300, que empregava turbofans da Pratt & Whitney, empresa que aderiu ao embargo e cortou o fornecimento dos equipamentos.
Sem o motor importado, os projetistas da Irkut tiveram de mudar o foco para a versão MC-21-310, que utiliza motores PD-14 produzidos localmente pela Aviadvigatel. O lançamento dessa variante era programado para um segundo momento, após a estreia do MC-21-300, mas com a guerra e as sanções, o modelo passou a ser o preferido para o mercado russo.
*A Rostec é um conglomerado estatal que reúne as principais empresas de tecnologia da Rússia, entre elas o grupo UAC, que por sua vez controla os principais fabricantes de aviões russos, entre eles a Irkut Corporation que produz o MC-21.