Proibida de aparecer em show aéreos no Ocidente em virtude da invasão militar russa à Ucrânia, a estatal United Aircraft Corporation (UAC) se valeu da ‘neutralidade’ dos Emirados Árabes Unidos para participar do Dubai Airshow de 2023.
A holding que reúne as principais fabricantes de aeronaves da Rússia levou para Dubai algumas aeronaves inéditas, incluindo o jato de transporte militar Il-76MD-90A.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O quadrimotor desenvolvido pela Ilyushin ainda nos tempos da União Soviética recebeu aprimoramentos em seus aviônicos, estrutura e sobretudo os motores PS-90A-76, que substituíram os Soloviev D-30, oferecendo maior economia e potência.
É a primeira vez que uma aeronave russa dessa classe é apresentada no exterior desde 1994, disse a Rostec, outra estatal, mas que abriga a UAC.
Segundo a empresa, o Il-76MD-90A possui 70% dos sistemas e peças atualizados. O cockpit conta com telas multifuncionais no lugar de instrumentos analógicos e a aeronave recebeu também um novo sistema de defesa.
“Consideramos o Oriente Médio uma das regiões importantes para a promoção dos nossos produtos. E se em exposições anteriores mostramos nossos programas civis e militares, este ano demonstramos pela primeira vez a aeronave de transporte pesado Il-76MD-90A(E). A UAC é uma das poucas empresas no mundo que possui competências avançadas em todos os segmentos de fabricação de aeronaves”, disse Yuri Slyusar, Diretor Geral da UAC.
A Rússia enviou à Dubai também os helicóptero Ka-32A11M para combate a incêndios, o Ka-53, de reconhecimento e ataque e o modelo civil Mi-171A3. As demonstrações em voo do show aéreo incluem a equipe acrobática “Russian Knights” com caças Su-35S e Su-30SM.