Empresa de tecnologia da Rússia, a Rostec planeja convidar a Índia para participar do programa de desenvolvimento do caça Sukhoi Su-75 “Checkmate”, informou a agência estatal TASS.
Segundo a publicação, uma delegação russa estará presente no Aero India 2023, que será realizado na próxima semana em Bangalore. A viagem tem como objetivo abrir negociações para explorar o desenvolvimento conjunto do novo caça com a Índia.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Uma delegação de representantes de nossas empresas de construção de aeronaves participará do show Aero India. Planejamos discutir a cooperação em aeronaves de quinta geração. Em particular, existe a intenção de convidar nossos parceiros indianos a se juntarem ao projeto de caça tático leve Checkmate”, disse uma fonte à agência russa.
Apresentado em 2021 durante um show aéreo em Moscou, o Su-75 é o projeto de caça de quinta geração mais recente lançado pelos russos. Além de ser sugerido para equipar a força aérea do país, a aeronave também é proposta pela Rostec como um produto de exportação para nações com maior afinidade com a Rússia.
Ex-vice-primeiro-ministro da Rússia, Yuri Borisov, disse em 2021 que o programa Checkmate já conta com um “cliente âncora”, mas não revelou a identidade do possível comprador. Na ocasião, Borisov também declarou que o caça seria promovido na Índia, Vietnã e para nações na África.
Caça stealth de baixo custo
O projeto Checkmate apresenta as mais recentes conquistas em ciência e engenharia aeroespacial da Rússia, obtidas principalmente por meio dos avanços hoje vistos do Su-57 “Felon”, que foi o primeiro caça russo de quinta geração.
Os russos, porém, esperam conquistar uma clientela mais variada para o Su-75. Para alcançar esse objetivo, a Rostec aponta dois aspectos do avião que ela considera “imbatíveis”. O primeiro aspecto é a relação peso-potência da aeronave, “única em sua classe”, segundo a empresa. O segundo ponto é o preço de aquisição do novo caça, estimado entre US$ 25 milhões e 30 milhões.
Empresa controlada pela Rostec que reúne os principais fabricantes de aviões da Rússia, a United Aircraft Corporation (UAC) informa que o Checkmate é projetado para transportar uma carga bélica de 7.400 kg em compartimentos internos, voar a velocidade máxima de 2.200 km/h e com alcance de voo na faixa dos 2.800 km.
No ano passado, Yury Slyusar, CEO da UAC, revelou que a companhia planeja construir quatro protótipos do Su-75 e iniciar a campanha de voos de testes em 2024. O executivo também comentou que a empresa prepara uma versão não tripulada da aeronave.
A UAC, no entanto, ainda é cautelosa na divulgação sobre prazos para a entrada em serviço do Su-75, situação que ficou ainda mais incerta com o decorrer da guerra na Ucrânia. Por outro lado, a empresa diz que pretende iniciar a produção em série da aeronave em meados de 2027.