Rússia pode ter usado o novo caça Su-57 em ações na Ucrânia, diz Reino Unido

Relatório de Inteligência britânico aponta que os novos caças Su-57 estão sendo empregados em ataques na Ucrânia a partir do território russo
O Su-57 é o primeiro caça de quinta geração construído na Rússia (Dmitry Zherdin)

Uma atualização de Inteligência do Ministério da Defesa do Reino Unido divulgada nesta segunda-feira (9) aponta que os novos caças Sukhoi Su-57 “Felon”, da força aérea da Rússia, “quase certamente” vêm sendo empregados em ações na Ucrânia. Os jatos russos, que têm capacidade de realizar ataques furtivos, estariam envolvidos no conflito desde junho de 2022, de acordo com o relatório.

Os britânicos, porém, não revelaram nenhuma evidência de um suposto ataque dos Su-57 no território ucraniano. Em vez disso, o informe diz apenas que “essas missões provavelmente se limitaram a sobrevoar o território russo, lançando mísseis ar-superfície ou ar-ar de longo alcance na Ucrânia”.

O relatório de Inteligência do Reino Unido também deu a entender que os prováveis ataques com os Su-57 foram lançados a partir de Akhtubinsk, na Rússia, a cerca de 250 km da fronteira com a Ucrânia. O local, por ora, é a única base aérea russa conhecida por abrigar o novo caça da Sukhoi, descrito no informativo como “o jato de combate supersônico de quinta geração mais avançado da Rússia, empregando tecnologias furtivas e aviônicos altamente avançados”.

Sobre o fato dos Su-57 não serem utilizados em missões diretamente sobre o espaço aéreo da Ucrânia, o comunicado britânico menciona a Rússia teme perder seus caças de última geração na região do conflito. “A Rússia provavelmente está priorizando evitar danos à reputação, perspectivas reduzidas de exportação e o comprometimento de tecnologia sensível que resultaria de qualquer perda do Felon sobre a Ucrânia. Isso é sintomático da contínua abordagem de aversão ao risco da Rússia para empregar sua força aérea na guerra”.

Total
0
Shares
4 comments
  1. É uma excelente aeronave mas, a meu ver (tão somente uma opinião pessoal), o F-22 continua a ser o melhor caça de 5a. geração.

  2. Sem duvida o F-22 é superior, o material
    bélico russo tem demonstrado ser de baixa qualidade, assim como suas tropas .

  3. Haja vista, que aqui tem leitores que ficam sendo enganados no YouTube pelo Hoje no mundo Militar. Se o F22 é tão bom assim, pq os americanos não o usaram em diversas guerras covardes q eles criaram nas últimas 2 décadas? Lembrando que na antiga Iogoslávia, o antecessor do F22, foi abatido por um S-200 da década de 60.

Comments are closed.

Previous Post

Canadá confirma aquisição de 88 caças Lockheed Martin F-35A

Next Post

Nova companhia aérea alemã estreará em 2023 com jatos Embraer E195-E2

Related Posts
Total
0
Share