Para combater os drones de vigilância e ataque, uma empresa estatal de defesa da Rússia está desenvovimento uma “arma de micro-ondas” para neutralizar aeronaves não tripuladas, informou o noticiário Sputnik. A arma terá alcance de 10 km e um poder de fogo 360°.
A nova arma não vai destruir os drones, mas sim desativar seus equipamentos eletrônicos, cortando a linha de comunicação com sua base de controle e impedindo a coleta de dados ou mesmo o lançamento de armas.
A solução russa parece ser eficiente, mas sua aplicação pode não ser necessária. Drones utilizados pelas forças armadas dos Estados Unidos e Israel já foram alvos fáceis de mísseis anti-aéreas e aparelhos menores foram derrubados por fogo de metralhadoras.
Além disso, a desativação dos controles do drone pode trazer um novo problema e o objeto pode cair, por exemplo, sobre uma cidade.
Os EUA também estão desenvolvimento uma arma de micro-ondas, mas com uma abordagem exclusivamente terrestre. A ideia é criar um dispositivo capaz de desativar equipamentos eletrônicos dentro de um edifício fechado, como computadores e telefones.
Veja mais: Boeing registra patente de drone com alcance “infinito”
çll