O programa de desenvolvimento da aeronave de transporte militar Ilyushin Il-112V foi suspenso por tempo indeterminado, informou a agência de notícias russa RIA Novosti nesta terça-feira (22). Segundo a publicação, o projeto será retomado somente após a conclusão da investigação do acidente fatal com o primeiro protótipo da aeronave, ocorrido em agosto de 2021.
Uma fonte ouvida pela agência acrescentou que os trabalhos de montagem do segundo e terceiro protótipos do Il-112V também foram paralisados. Ainda de acordo com o interlocutor, a decisão de dar continuidade ao projeto será tomada pelo Ministério da Defesa da Rússia com base nos resultados da investigação do acidente.
“Para não dobrar o trabalho, não gastar recursos extras e não criar pré-requisitos para romper os prazos das obrigações contratuais, o projeto foi suspenso até as conclusões da comissão (de investigação do acidente)”, citou a fonte.
O Il-112V é o primeiro avião de transporte militar criado do zero na Rússia desde a dissolução da União Soviética, em 1991. A aeronave é proposta para substituir os antigos cargueiros militares Antonov An-26 e An-32, que foram alguns dos aviões mais populares do período soviético produzidos entre 1959 e 1986.
Projeto promissor
Como tem ocorrido com frequência na indústria aeroespacial russa, o desenvolvimento do Il-112V atrasou bastante. Os primeiros esboços do avião datam do início da década de 1990, mas o projeto demorou quase 30 anos para sair do papel. Após quase ser cancelado, o governo russo decidiu dar luz verde ao cargueiro da Ilyushin. O primeiro voo da aeronave foi realizado em março de 2019.
A despeito de todo o atraso no projeto, o Il-112V parece ser uma aeronave promissora para ocupar a vaga dos velhos cargueiros Antonov da frota russa. O avião da Ilyushin pode decolar peso máximo de 21.000 kg, incluindo 5.000 kg de cargas. Segundo o fabricante, o bimotor alcança velocidade máxima de 500 km/h e a autonomia varia de 2.400 km a 5.200 km, de acordo com a carga embarcada.