O jato comercial Tu-214, criado pela Tupolev no final dos anos 80, passou a ter uma importância bastante grande para a a aviação comercial na Rússia desde que o Ocidente sancionou o país devido à invasão militar à Ucrânia.
A aeronave está sendo recolocada em produção em série para suprir as companhias aéreas russas com um substituto local para o Boeing 737 e o Airbus A320.
O motivo que levou o governo do país a resgatar um jato comercial considerado obsoleto pelos padrões ocidentais está no fato de que o novíssimo MC-21 (MS-21), desenvolvido pela Yakovlev, ainda precisa de tempo para ser certificado em sua variante com componentes fornecidos apenas por empresa do país.
O MC-21 possui avanços enormes, mas depende de muitos fornecedores do Ocidente, hoje proibidos de estabelecer relações comerciais com a Rússia.
Já o Tu-214, uma variante levemente modificada do Tu-204, foi produzido em Kazan pela KAPO e utiliza apenas equipamentos russos. É justamente essa fabricante que está modernizando sua fábrica para ser capaz de produzir um número bem maior da aeronave.
Segundo a mídia russa, a cadência de produção de Kazan era de apenas uma aeronave a cada oito meses. Com as mudanças e sua ampliação, a United Aircraft Corporation (UAC), holding que controla a KAPO, pretende ser capaz de produzir cerca de 150 Tu-214 pelos próximos 10 anos, ou seja, uma média de 15 aviões por ano.
Cabine para dois tripulantes
E não é apenas isso. A UAC planeja lançar uma variante atualizada do Tu-214 cuja principal melhoria será uma cabine de comando com apenas os dois pilotos.
Atualmente, o jato comercial russo ainda dependende da presença de um engenheiro de voo a bordo, uma função que foi extinta nas aeronaves modernas ocidentais há vários anos.
Segundo Vadim Korolev, diretor geral da Tupolev, uma aeronave de testes deverá voar em 2026 com o novo cockpit, mas a entrada em serviço da nova versão não teve uma data revelada.
A Rússia já testou um Tupolev Tu-204 com dois tripulantes apenas, o Tu-204SM, mas não seria possível aproveitar os aviônicos por estarem desatualizados.
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A opção pelo cockpit de dois ocupantes também tem a ver com a necessidade de reduzir custos com pessoal. A Tupolev também deve apresentar propostas para uma variante de menor capacidade e também um cargueiro.
Korolev foi questionado se o Tu-214 e o MC-21 não seriam concorrentes, já que têm uma capacidade parecida. Mas o executivo negou, afirmando que os dois jatos são necessários para o mercado de aviação comercial russo.
Até o momento, segundo ele, há 11 pedidos firmes da Aeroflot, de um total de 40 compromissos de compra. O primeiro Tu-214 está em montagem final enquanto cinco aeronaves estão em fase de montagem de paineis.