O retrocesso tecnológico da aviação comercial russa teve mais um desdobramento nesta semana com a proposta do Ministério da Indústria e Comércio para alocar 15,4 bilhões de rublos (cerca de R$ 1,5 bilhão) na recuperação de onze jatos velhos para condições de voo.
Segundo a agência Interfax, o montante será usado para restaurar a aeronavegabilidade de oito modelos Tupolev Tu-204/214, dois widebodies Il-96 e um cargueiro Antonov An-124 que pertencem à United Aircraft Corporation (UAC), conglomerado que reúne as principais empresas aeroespaciais russas.
Parte dos recursos destina-se a “modernização dos sistemas e unidades do Tu-214 com posterior aprovação da principal alteração do certificado de tipo da aeronave”, disse uma fonte ouvida pela Interfax, que não explicou o que será feito com a frota após ser recuperada.
Diante da perspectiva de que parte da frota de aeronaves ocidentais deixe de voar por falta de peças de reposição, após as sanções contra a invasão à Ucrânia, a Rússia está empreendendo um plano emergencial de reestabelecer a produção de aeronaves concebidas no período da União Soviética.
Como não contam com equipamentos ocidentais, esses jatos podem ser uma solução provisória enquanto modelos mais avançados como o MC-21 não são adaptados para utilizar apenas componentes russos ou chineses.
O Tu-204/214 é um jato de corredor único semelhante ao Boeing 757, com capacidade para cerca de 215 passageiros enquanto o Il-96 é um derivado do widebody quadrimotor Il-86. Ambos devem voltar a ser produzidos em série, segundo relatos da mídia russa.
Problema deles !