Após meses de especulação, a Ryanair anunciou um acordo massivo de aquisição com a Boeing de 150 jatos 737 MAX 10, com opção para outras 150 aeronaves.
A transportadora de baixo custo europeia é um dos maiores clientes do 737 e introduziu a variante 737-8-200, de alta densidade, com 197 assentos, e que serão entregues até 2025.
Com o 737-10, a Ryanair pretende oferecer voos com aeronaves configuradas com 228 assentos e que substituirão modelos 737 NG atualmente em serviço.
“A Ryanair tem o prazer de assinar este pedido recorde de aeronaves de até 300 MAX 10 com nossa parceira Boeing. Essas novas aeronaves de tecnologia mais ecológica e com baixo consumo de combustível oferecem 21% a mais de assentos, consomem 20% menos combustível e são 50% mais silenciosas do que nosso B737-NGs”, disse Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair.
O 737 MAX 10 é a maior versão já construída do jato de corredor único, mas ainda não foi certificado. A Boeing espera colocar a aeronave em serviço no início de 2024, caso obtenha o aval da FAA.
A Boeing e a Ryanair negociavam o pedido de 737-10 há vários meses, mas as discussões emperraram no preço pedido pela empresa dos EUA, considerado alto pela companhia irlandesa.
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O acordo é avaliado em US$ 40 bilhões e ainda precisa ser finalizado antes de passar a ser lançado na cateria de pedidos da Boeing.
Os 737-10 serão entregues entre 2027 e 2033 e devem permitir à Ryanair e suas subsidiárias atingir um patamar de 300 milhões de passageiros transportados por ano em 2034 – atualmente, a empresa transporta 168 milhões de pessoas anualmente.