Saab conclui o treinamento de pilotos da FAB para voar o Gripen

Centro de treinamento da Força Aérea Sueca formou a última turma de pilotos brasileiros responsáveis pela implantação do F-39 Gripen no 1º Grupo de Defesa Aérea
capitão aviador Vitor Luis Martins, da FAB, ao lado do Coronela Adam Nelson, instrutor da força aérea sueca (Saab)

A última turma de pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) enviada a Suécia para aprender a voar o novo caça F-39E Gripen concluiu o treinamento em junho, informou hoje (11) a Saab, fabricante da aeronave.

Os aviadores brasileiros participaram do Delta Conversion Training, ministrado por integrantes do Esquadrão Phoenix da Força Aérea Sueca no Gripen Centre, em Såtenäs, na Suécia. A turma final envolveu quatro pilotos do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), esquadrão responsável pela implantação do F-39E no Brasil.

O curso para voar o Gripen é dividido em duas etapas. O primeiro deles, o Conversion Training tem 11 semanas de duração e 50 voos por piloto, compreendendo a operação básica do avião tanto em missões solo quanto em formação nos períodos diurnos e noturnos. Na segunda fase, chamada Combat Readiness Training, os aviadores participam de 25 voos em cerca de nove semanas, período em que os militares aprendem a dominar as capacidades de combate e os armamentos do caça.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“Os pilotos brasileiros são muito bem treinados e chegam aqui com grande experiência operacional, tanto aqueles oriundos das unidades de F-5M quanto de AMX. Eles aprenderam muito rapidamente sobre o funcionamento do Gripen, como configurá-lo e voá-lo”, disse o Major Richard Carlqvist, comandante do Esquadrão Phoenix.

Embora o novo caça da FAB seja o Gripen na versão E, os pilotos brasileiros foram treinados na Suécia voando nas variantes C e D, de um e dois assentos pela ordem.

O curso para voar o Gripen E é realizado com as variantes C e D do Gripen (Saab)

“Depois de adaptados ao Gripen C/D, na Suécia, nossos pilotos terão a sua conversão para o Gripen E realizada inteiramente no Brasil com os meios já disponíveis no 1º GDA, principalmente pelas estações de planejamento e dos simuladores de voo”, explicou o Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto, comandante do 1º GDA.

O curso para voar o Gripen E é ministrado da sede do 1º GDA, na Base Aérea de Anápolis (GO), por pilotos suecos na função de instrutores de voo que foram enviados ao Brasil.

YouTube video

17 pilotos treinados na Suécia

O treinamento dos pilotos brasileiros para voar o Gripen começou anos antes da primeira aeronave chegar ao Brasil. Ao todo, 17 aviadores da FAB passaram pelo treinamento na Suécia.

A FAB encomendou 36 caças Gripen nas versões E e F; seis aviões já estão no Brasil (Saab)

O atual comandante do 1º GDA, o Tenente-Coronel Aviador Gustavo Pascotto, e o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas foram os primeiros pilotos da FAB a realizarem o curso no Gripen C/D, em 2014.

Em seguida, três pilotos de testes do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo da FAB passaram pelo treinamento, entre eles o Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira, que foi o primeiro brasileiro a voar o Gripen E. O curso foi encerrado com a formação de três turmas de quatro pilotos operacionais cada – que são os pilotos da FAB que voam os caças em missões.

Total
0
Shares
Previous Post
ATR da Azul (AIRWAY)

Como o novo turboélice ATR 72 da Azul conseguiu voar da Europa até o Brasil?

Next Post

DESAER estreia no agronegócio com drone de pulverização

Related Posts
Total
0
Share