Saab enxerga oportunidade para vender caças Gripen ao Peru

Em entrevista, CEO da Saab afirmou que Peru é um potencial mercado para os caças Gripen
SAAB F-39E Gripen - Força Aérea Brasileira
Caças Gripen E da FAB: jato mais avançado tem acionamento mais rápido e simplificado comparado ao veterano F-5 (FAB)

Depois de fincar raízes no Brasil e iniciar negociações na Colômbia, a Saab agora mira no Peru como mais um potencial mercado na América Latina para vender o novo caça Gripen E/F.

Presente da feira de defesa e segurança LAAD 2023, no Rio Janeiro (RJ), Micael Johansson, CEO e presidente da Saab, declarou em entrevista à Reuters que “Colômbia e Peru são os primeiros países que vêm à mente” depois do Brasil em relação às vendas do jato de combate sueco.

O interesse da Saab no mercado peruano foi revelado dois após a fabricante sueca e a Embraer assinarem um memorando de entendimento para expandir o programa Gripen na América Latina. Nesse contexto, o Brasil seria o centro de desenvolvimento e produção de aeronaves compradas por forças aéreas da região. A linha de montagem brasileira do caça será inaugurada no dia 27 de abril.

“O Brasil é superimportante para nós, a Colômbia é a próxima na fila e depois veremos o que o Peru fará”, disse Johansson, acrescentando que a Saab recebeu sondagens de outros países sobre o Gripen.

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A Força Aérea Peruana conta atualmente com cerca de 20 caças de origens diferentes, o francês Dassault Mirage 2000 e o russo MiG-29. A frota peruana com capacidade de ataque inclui ainda em torno de 40 jatos Sukhoi Su-25 e o veterano Cessna A-37 Dragonfly. Multifuncional, o Gripen poderia assumir as funções de todas essas aeronaves.

Vai encarar? O Peru possui os perigosos caças russos MiG-29 (FAP)
Os caças russos MiG-29 são a elite da Força Aérea Peruana; jatos, no entanto, já são obsoletos (FAP)

A despeito das declarações do CEO da Saab, o governo peruano não se manifestou sobre uma possível compra de caças para a força aérea. Uma negociação nesse sentido, porém, não deve ir adiante no curto prazo, devido ao grave momento de instabilidade social e política no Peru.

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  1. Então os MiG-29 da FAP estão obsoletos?
    Bom… Eles possuem um radar que funciona sem superaquecer, um IRST integrado e funcional. Mísseis BVR e WVR integrados e funcionais, bem como as armas ar-solo…

    O Gripen “E” tem o quê para oferecer? Armas ar-solo integradas daqui há dez anos?

  2. Fico até preocupado , pois os Grippen vão demorar para ficarem operacionais e os F 5 estão envelhecendo muito rapidamente . Resumindo : Neste momento estamos praticamente sem aviação de caça de uma maneira mais efetiva !!!!!

  3. Por se tratar de um caça para missões estrita e historicamente domésticas, o fato de ser menor gera uma vantagem considerável em nosso espaço aéreo.

  4. Acho engraçado as pessoas detratarem o caça Gripen…. é uma aeronave que me parece muito boa – palavras de um leigo – opera em pistas curtas e é bem armada. Pode operar com tranquilidade no território nacional, sem for abastecida em voo – coisa que acho como ponto fraco.
    Mas como um todo não deve ser um caça ruim, visto que sua versão anterior é operada por nações da OTAN , africanas e asiáticas.

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