O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu nesta quarta-feira (24), os primeiros quatro caças F-39E Gripen de produção em série, em evento realizado na sede da Saab na Suécia.
A cerimônia simbólica, já que as aeronaves ainda serão preparadas para serem transportadas para o Brasil, também contou a presença de dois Gripen E encomendados pela Suécia, outro cliente do jato supersônico.
As aeronaves foram dispostas em conjunto, formando belas imagens, há muito aguardadas em nosso país.
Baptista Junior também participou de reuniões com o Major-General Carl-Johan Edström, Comandante da Força Aérea Sueca, e membros executivos da Saab onde foram discutidas possíveis atividades conjuntas envolvendo o Gripen E.
“É uma satisfação acompanhar o cumprimento de mais essa etapa no processo de entrega das aeronaves F-39 Gripen, as quais permitirão a evolução da capacidade de combate da FAB. O projeto representa um novo patamar tecnológico para o Brasil e tem fundamental importância no desenvolvimento da nossa Base Industrial de Defesa”, disse o Comandante da Força Aérea Brasileira.
“O início da fase de entrega de quatro aeronaves de série para a Força Aérea Brasileira e duas para a Força Aérea Sueca é mais um importante marco para o Programa Gripen E. Isso mostra que temos um produto maduro e que estamos cumprindo nossas obrigações contratuais”, disse Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab
Os convidados visitaram as instalações da fabricante sueca, onde foram apresentadas várias aeronaves de produção em série e de teste, além de terem oportunidade de testar o novo simulador de treinamento de missão do Gripen.
A cerimônia foi concluída com um voo em formação com aeronaves brasileiras e suecas. Os quatro jatos devem chegar ao Brasil no início de 2022 e serão alocados na Base Aérea de Anápolis (GO).
OTenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior não é Ministro da Aeronáutica, cargo que foi extinto há muitos anos. É Comandante da Força Aérea Brasileira. Atualmente, o Brasil tem Ministro da Defesa, que reúne os comandantes das três forças: Marinha, Exército e Aeronáutica, nesta ordem.
Bem observado, Ernani, falha minha, já corrigida. Obrigado pelo aviso!