A Saab anunciou nesta sexta-feira (16) a assinatura de um contrato com a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV, na sigla em sueco) para atualizar a frota de caças JAS 39 Gripen C/D da força aérea da Suécia. O serviço, que será executado entre 2023 e 2029, custará aproximadamente 3,5 bilhões de coroas suecas (cerca de R$ 1,7 bilhão) aos cofres de Estocolmo.
De acordo com a fabricante sueca, as aeronaves serão equipadas com um motor atualizado que “aumentará o desempenho de voo”, bem como um novo sistema de guerra eletrônica e radar com alcance de detecção estendido. O contrato também inclui a possibilidade do FMV pedir melhorias adicionais para os caças durante o próximo ano.
“Esta atualização fornecerá à Força Aérea Sueca uma capacidade de caça significativamente mais forte. O contrato é um grande avanço em termos de desempenho e funcionalidade do radar, tanto para o hardware quanto para o software, e garantirá a capacidade operacional do Gripen C/D para o futuro”, disse Jonas Hjelm, chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab.
Além de ampliar a performance do Gripen C/D, a empresa sueca diz que a atualização permitirá uma melhor interoperabilidade com os novos caças da versão E, “pois as plataformas serão usadas em paralelo por muitos anos”.
Prestes a colocar em operação o novo Gripen da série E, a Força Aérea Sueca dispõe atualmente de quase 100 jatos de combate da versão anterior C/D. O FMV e a Saab, porém, não informaram quantas aeronaves serão atualizadas.