USAF leva invertida do governo e pode ser obrigada a atualizar caças F-22 mais antigos

Força Aérea dos EUA planejava desativar 33 caças F-22 Raptor, mas foi repreendida pelo Comitê de Serviços Armados da Câmara em Washington
Caça mais avançado do mundo: o Lockheed Martin F-22 Raptor foi o primeiro caça de quinta geração dos EUA e do mundo (USAF)

O plano da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) que previa a desativação de dezenas de caças F-22 Raptor está indo por água abaixo. Conforme relatado pela Air Force Mag, a proposta foi fortemente repreendida pelo Comitê de Serviços Armados (HASC, na sigla em inglês) do Congresso em Washington. Não só isso, o governo ainda exigiu que as aeronaves que seriam aposentados passem por atualizações.

Em março, a USAF havia sugerido a retirada de 33 caças F-22, das versões mais antigas. Esses aparelhos, da série Block 20, são configurados apenas para missões treinamento de pilotos e convertê-lo para o uso em combate custaria quase US$ 2 bilhões. Em contrapartida a retirada dos Raptor, a força aérea pedia um orçamento adicional para acelerar a compra de caças F-15EX e F-35C.

Com a nova decisão do HASC, divulgada em 20 de junho, a USAF fica impedida de desativar os F-22 mais antigos e ainda deve direcionar esforços para atualizar todos os caças para, no mínimo, o padrão Block 30/35, e incluir sistemas de combate e de armamentos nas aeronaves.

A proposta do comitê pede ainda que nenhum projeto de lei propondo a aposentadoria do F-22 vá adiante sem “um plano escrito e detalhado sobre como treinar os tripulantes do F-22, evitando qualquer degradação na prontidão ou redução da capacidade de combate”. Sob o novo projeto, a única exceção que permitiria a retirada de um Raptor e se o modelo for considerado “incapaz para missão ou inviável de ser reparado”, como após um acidente.

Um nova reunião sobre o orçamento da USAF para o ano fiscal 2023 será realizada nesta semana e, posteriormente, as decisões finais deverão ser aprovados pelo plenário no Congresso dos EUA. Mas, no que depender dos burocratas em Washington, nenhum F-22 será desativado tão cedo.

Desativação do E-3 Sentry também é barrada

O mesmo comitê que barrou a retirada dos F-22 mais antigos também vetou parcialmente a aposentadoria da frota de aviões de alerta aéreo antecipado e vigilância (AWACS) Boeing E-Sentry. A USAF planejava a desativar de 15 jatos a partir do próximo ano, mas o HASC propôs que apenas 10 modelos sejam aposentados.

O radar do E-3 Sentry pode encontrar aeronaves inimigas a 450 km de distância (USAF)
O E-3 Sentry está em serviço com a USAF desde 1977 (USAF)

Antes de tomar a decisão de iniciar a retirada do E-3 de serviço, os legisladores pediram a USAF que informe seus planos futuros para o segmento de aeronaves AWACS e uma análise detalhada do Boeing E-7 Wedgetail, o avião escolhido para substituir os antigos Sentry.

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