O dia 31 de agosto representou uma mudança histórica: a Scandinavian Airlines System – SAS, empresa de bandeira da Dinamarca, Noruega e Suécia, deixou a Star Alliance e para fazer parte da Skyteam.
A saída ocorre pouco mais de 27 anos após a Star Alliance ter sido formada e na qual a SAS foi uma das fundadoras, junto da Lufthansa, United Airlines e Air Canada.
O movimento ocorreu após a Air France-KLM se transformar em sócia de 19,9% do consórcio escandinavo, como parte do processo de reestruturação da companhia após entrar em concordata (Chapter 11) nos Estados Unidos.
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Apesar de ser uma das fundadoras da primeira aliança global de empresas aéreas, o relacionamento da SAS com as outras integrantes da aliança era bem distante, não participando de joint-venture entre Lufthansa, United Airlines e Air Canada no mercado do Atlântico Norte, por exemplo.
É esperado que a SAS amplie os voos para o Atlântico Norte em parceria com a Air France-KLM e Delta Airlines, principalmente para as cidades que são hubs da Skyteam.
A troca de alianças e o investimento da Air France-KLM na SAS são apenas alguns dos capítulos da consolidação das principais empresas full services europeias.
Por enquanto, apenas a Finnair, Air Europa, TAP Air Portugal, LOT, Aegan e TAROM não estão alinhadas societariamente com algum dos três grandes grupos europeus: Air France-KLM, IAG (British Airways-Iberia) e Lufthansa Group.