SAS deixa a Star Alliance e passa a integrar a aliança Skyteam

Companhia aérea escandinava foi uma das fundadoras da Star Alliance em 1997, mas deixou aliança após ter parte de suas ações adquiridas pela Air France-KLM
A350, o flagship da SAS. Foto via Wikipedia Commons.
A350, o flagship da SAS. Foto via Wikipedia Commons.

O dia 31 de agosto representou uma mudança histórica: a Scandinavian Airlines System – SAS, empresa de bandeira da Dinamarca, Noruega e Suécia, deixou a Star Alliance e para fazer parte da Skyteam.

A saída ocorre pouco mais de 27 anos após a Star Alliance ter sido formada e na qual a SAS foi uma das fundadoras, junto da Lufthansa, United Airlines e Air Canada.

O movimento ocorreu após a Air France-KLM se transformar em sócia de 19,9% do consórcio escandinavo, como parte do processo de reestruturação da companhia após entrar em concordata (Chapter 11) nos Estados Unidos.

A319 da SAS com a pintura especial da Star Alliance. Foto: Reprodução.
A319 da SAS com a pintura especial da Star Alliance. Foto: Reprodução.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Apesar de ser uma das fundadoras da primeira aliança global de empresas aéreas, o relacionamento da SAS com as outras integrantes da aliança era bem distante, não participando de joint-venture entre Lufthansa, United Airlines e Air Canada no mercado do Atlântico Norte, por exemplo.

Membros fundadores da Star Alliance, em 14 de maio de 1997. Foto: Reprodução.
Membros fundadores da Star Alliance, em 14 de maio de 1997. Foto: Reprodução.

É esperado que a SAS amplie os voos para o Atlântico Norte em parceria com a Air France-KLM e Delta Airlines, principalmente para as cidades que são hubs da Skyteam.

A troca de alianças e o investimento da Air France-KLM na SAS são apenas alguns dos capítulos da consolidação das principais empresas full services europeias.

Por enquanto, apenas a Finnair, Air Europa, TAP Air Portugal, LOT, Aegan e TAROM não estão alinhadas societariamente com algum dos três grandes grupos europeus: Air France-KLM, IAG (British Airways-Iberia) e Lufthansa Group.

Total
0
Shares
Previous Post
Aviões da Lufthansa e da TAP

Lufthansa mira aquisição de 19,9% da TAP

Next Post
Airbus A319-112 da Czech Airlines

Fim de uma centenária: Czech Airlines encerrará as operações após 101 anos

Related Posts
Total
0
Share