Prestes a completar cinco anos em serviço, em janeiro de 2020, o A350 passou a contar com mais um operador nesta quinta-feira (28), a Scandinavian Airlines (SAS). O jato de nova geração é da variante A350-900 e parte de uma encomenda de oito aviões. Com o registro SE-RSA, a aeronave está configurada com 300 assentos, 40 deles na classe executiva “SAS Business”, 32 na “SAS Plus” e 228 na econômica “SAS Go”.
O A350 da SAS é também o primeiro avião da companhia a exibir o novo padrão visual revelado em setembro em que foi dado mais destaque para o tom azul sobre um fundo prateado. O primeiro jato da empresa começará a operar em 28 de janeiro na rota entre Copenhague e Chicago.
33 operadores
Segundo a Airbus, o A350 possuía até o final de outubro 913 encomendas firmes, mas o total já beira os 1000 aviões afinal a Emirates Airline anunciou um acordo com a fabricante durante o Dubai Airshow para 50 A350-900.
Até o mês passado, existiam 319 jatos em operação no mundo, total que subiu em novembro graças às novas entregas como a feita para a Fiji Airways. Atualmente, o widebody de nova geração faz parte da frota de 33 companhias aéreas e reúne cerca de 328 jatos, além de ter quatro unidades em operação por clientes não revelados pela Airbus.
E a lista deve crescer em breve já que o A350 possui outros 18 clientes à espera pelos primeiros aviões. Entre as encomendas mais significativas estão a da Turkish Airlines (25 A350-900), Aeroflot (14 A350-900) e a United Airlines, que possui um grande pedido de 45 jatos A350-900 fechado em 2017. No entanto, a companhia aérea norte-americana ainda não tem previsão de recebê-los.
No Brasil, o A350 é operado apenas pela LATAM que abriu mão de parte do pedido para arrendá-lo para a Qatar Airways, maior operadora do jato no mundo atualmente. A Azul e a Avianca também chegaram a fechar contratos de leasing pelo modelo, mas acabaram mudando de ideia.
Veja quais companhias aéreas operavam o A350 até novembro:
Companhia aérea | A350-900 | A350-1000 | Total |
---|---|---|---|
Air Caraibes | 3 | 3 | |
Air China | 10 | 10 | |
Air France | 2 | 2 | |
Air Mauritius | 2 | 2 | |
Asiana | 10 | 10 | |
British Airways | 3 | 3 | |
Cathay Pacific | 24 | 12 | 36 |
China Airlines | 14 | 14 | |
China Eastern Airlines | 6 | 6 | |
China Southern Airlines | 5 | 5 | |
Delta Air Lines | 13 | 13 | |
Ethiopian Airlines | 13 | 13 | |
Etihad Airways | 4 | 4 | |
Evelopo Airlines | 1 | 1 | |
Fiji Airways | 1 | 1 | |
Finnair | 14 | 14 | |
French Bee | 3 | 3 | |
Hainan Airlines | 4 | 4 | |
Hong Kong Airlines | 6 | 6 | |
Iberia | 6 | 6 | |
Japan Airlines | 4 | 4 | |
Latam Airlines | 8 | 8 | |
Lufthansa | 15 | 15 | |
Malaysia Airlines | 6 | 6 | |
Philippine Airlines | 6 | 6 | |
Qatar Airways | 38 | 10 | 48 |
SAS | 1 | 1 | |
Sichuan Airlines | 4 | 4 | |
Singapore Airlines | 43 | 43 | |
South African Airways | 3 | 3 | |
Thai Airways | 12 | 12 | |
Vietnam Airlines | 14 | 14 | |
Virgin Atlantic | 4 | 4 | |
Não revelado | 4 | 4 | |
Total | 295 | 33 | 328 |
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