A Força Aérea Brasileira (FAB) já conta com os dois Airbus A330-200 pintados com suas cores, em tom de cinza e as marcas escritas em preto. O jato com o novo registro militar FAB 2902, que outrora voou pela Avianca, acaba de receber o padrão da FAB, como mostrou o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Baptista Junior, em sua conta no Twitter.
A aeronave havia sido levada para a Irlanda após meses estocada na França. Assim como o FAB 2901, também o segundo A330 passou pela repintura no país europeu.
Veja também:
Se seguir o roteiro da primeira aeronave, o A330-200 será enviado aos Estados Unidos para ser entregue oficialmente à Força Aérea, só então voando até o Brasil, onde será incorporado pelo Esquadrão Corsário.
Até aqui o chamado programa KC-X3 se resumiu a adquirir os dois aviões comerciais, fabricados em 2014. Os jatos ainda não passaram por qualquer adaptação para o serviço militar – o FAB 2901, por exemplo, foi entregue com os assentos usados pela Azul, que intermediou a venda para o governo.
A Aeronáutica está realizando o treinamento de pilotos e mecânicos com a mesma Azul para operar as aeronaves, assim como está em processo de aquisição de equipamentos de solo com intuito de manusear cargas e outros volumes.
O Brigadeiro Baptista, no entanto, garantiu que uma nova licitação será lançada ainda neste ano para contratar a conversão dos dois KC-30, como foram designados, para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport). O trabalho é feito pela própria Airbus e não costuma sair barato.
Acho q esta na hora da FAB trocar o aviao presidencial. CHEGA de pagar mico pro outros paises com esse teco teco.
Trocar avião para que? É gastar dinheiro à toa !