Um segundo bombardeiro Boeing B-52H Stratofortress está recebendo o radar AN/APQ-188 de varredura eletrônica ativa (AESA) após o acidente com a primeira aeronave de testes durante um voo a partir da Base Aérea de Edwards, em junho, confirmou a Força Aérea dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 27.
O coronel Spencer Turner, gerente do programa do sistema B-52, informou que o segundo bombardeiro passa por modificações na unidade da Boeing em San Antonio, Texas. A instalação do radar, fabricado pela Raytheon, deve ser concluída antes do fim do ano, embora Turner não tenha informado quando os voos de teste começarão.
Notícias relacionadas
O primeiro B-52 equipado com o novo radar voou para Edwards em dezembro de 2025, após a conclusão das modificações em San Antonio. A aeronave caiu logo após a decolagem, em 15 de junho, durante uma missão de teste do radar, causando a morte dos oito tripulantes a bordo.
Segundo Turner, o Programa de Modernização do Radar do B-52 sempre previu duas aeronaves de teste dedicadas. A perda do primeiro bombardeiro, no entanto, obrigou a Força Aérea a revisar o cronograma de testes enquanto os investigadores apuram as causas do acidente.

"Obviamente, o acidente não estava no nosso cronograma original, então precisamos analisar e ajustar o cronograma conforme necessário", afirmou Turner. "O Programa de Modernização do Radar oferece uma capacidade importante para nossos combatentes, para o Comando de Ataque Global da Força Aérea."
A atualização do radar é um dos principais elementos do programa de modernização do B-52J, que manterá o bombardeiro em operação até a década de 2050. A aeronave também receberá motores Rolls-Royce F130, novos aviônicos e outros sistemas projetados para ampliar a vida útil operacional dos 75 B-52H restantes da Força Aérea dos EUA.
O programa do radar também enfrentou problemas orçamentários. No início deste ano, a Força Aérea reconheceu uma violação Nunn-McCurdy após os custos ultrapassarem os limites legais, o que levou a uma revisão que reduziu o escopo do esforço de modernização.



