A China Eastern Airlines, até aqui operadora do único C919 de produção em série, deverá receber uma segunda aeronave ainda em junho, de acordo com o The Papers.
O jornal sediado em Xangai e que pertence ao Partido Comunista chinês, afirmou ter conseguido a informação com exclusividade de uma fonte.
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O C919 é uma aeronave de porte semelhante ao Airbus A320, com capacidade para 168 passageiros em duas classes. O jato é produzido pela fabricante estatal COMAC e é a aeronave civil mais moderna já desenvolvida no país.
O programa foi lançado em 2008, mas o primeiro C919 de testes só realizou o voo inaugural em 2017. Desde então, quatro protótipos passaram a ser usados na certificação perante à CAAC, a autoridade de aviação civil da China.
O C919 foi certificado apenas em setembro de 2022 e a primeira aeronave foi entregue em dezembro para até então única cliente com pedidos firmes, a China Eastern Airlines.

Dias depois, a empresa aérea lançou uma programação de 100 horas de voos de avaliação, para simular condições semelhantes ao serviço comercial.
Previsto para ser finalizado em fevereiro, a programação acabou se estendendo e apenas em 28 de maio o C919 fez sua estreia comercial, num voo entre Xangai e a capital chinesa, Pequim.
Motor local CJ-1000A
A COMAC ainda não está produzindo o C919 em um ritmo normal, à espera de ajustes que a experiência de voos da China Eastern podem proporcionar.

Assim como ocorreu com o jato regional ARJ21, as entregas do C919 devem passar por um aumento gradativo, à medida que os processos vão sendo aprimorados.
Ainda assim, há quem acredite que o status de produção plena só será de fato atingido quando o C919 substituir vários componentes ocidentais, incluindo o turbofan LEAP1-C por um similar doméstico, o CJ-1000A, da AVIC, e que está em testes em uma aeronave Y-20.
Via Simple Flying