Já está no Brasil o segundo KC-30, jato A330-200, da Airbus, que a Força Aérea Brasileira adquiriu da empresa Azul. O widebody de passageiros será designado oficialmente FAB 2902 quando for incorporado à frota, mas antes disso pousou no Aeroporto de Viracopos às 7h48 desta terça-feira, 25, oriundo dos EUA.
A aeronave faz parte de um acordo assinado entre a FAB e o grupo Azul no início do ano, após uma concorrência internacional para adquirir dois A330-200 fabricados a partir de 2014 terminar com apenas a dona da companhia aérea brasileira como interessada.
A despeito disso, a Azul não detinha a posse dos dois aviões, apenas uma opção de compra de um deles, que operava por meio de leasing. Só após ser selecionada pela Aeronáutica, a empresa foi buscar o segundo A330, uma unidade que chegou a voar no Brasil pela extinta Avianca (OceanAir).
Ver essa foto no Instagram
Com o número de série 1508, o A330-200 que pousou em Campinas estava armazenado na França até que foi levado até Dublin em agosto para receber a pintura da FAB. Em 12 de setembro, o Airbus decolou com destino a Victorville, na Califórnia (EUA) para fins burocráticos de entrega e adaptação para ser recebido pela Aeronáutica.
Agora, a a aeronave, que voou ao Brasil com a matrícula VP-BDV, deverá ser recebida na Base Aérea do Galeão, onde será disponibilizada ao Esquadrão Corsário.
A FAB pretende converter os dois A330-200, nomeados como KC-30, para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport), que converte os jatos para transporte militar e aeromédico, além de reabastecimento aéreo, no caso brasileiro, por sondas sob as asas.
A conversão, no entanto, ainda não teve a concorrência ou contrato por dispensa de licitação publicados no Diário Oficial até a publicação deste artigo.
Agora, resta saber o tempo para serem convertidos.
Pois enquanto será táxi para político.