A Airbus realizou o voo inaugural do segundo A321XLR no dia 23 de setembro em Hamburgo, revelou a fabricante. A aeronave de testes se juntará ao primeiro protótipo que está em Toulouse, realizando o programa de certificação desde junho.
O segundo A321XLR, de matrícula F-WWBZ, traz como diferencial os motores Pratt & Whitney PW11000G enquanto o primeiro avião foi equipado com os turbofans Leap-1A, da CFM.
Segundo a Airbus, os dois jatos de testes estão equipadas com o conjunto completo de instrumentação de teste de voo (FTI) e estações interativas de engenharia.
Os A32XLR, conhecidos como FTV1 e FTV2, um sistema transferível de lastro de água para garantir a mudança de CG durante o voo. “No geral, eles se concentrarão nos sistemas técnicos da aeronave, controles de voo atualizados e manuseio e desempenho. A única grande diferença física entre essas aeronaves é o tipo de motor: CFM LEAP-1As para FTV1 e motores P&W GTF para FTV2”, diz a empresa.
Um terceiro protótipo está sendo montado enquanto um antigo A321neo, o MSN6839, passa por modificações para se equiparar aos aviões novos.
“A conclusão dessas atividades e a apresentação de todos os documentos finais no final do próximo ano às autoridades de aeronavegabilidade nos permitirá validar e certificar a aeronave completa. Isso nos permitirá entregar às companhias aéreas o que elas precisam no primeiro dia, quando o A321XLR entrar em serviço em 2024”, diz O’Donnell.
O A321XLR será o jato bimotor de corredor único com a maior autonomia da história, capaz de voar 4.700 milhas náuticas (8.700 km) sem escalas.