Novo projeto de avião comercial da Rússia que há alguns meses não aparece no noticiário aeronáutico, o turboélice Ilyushin Il-114-300 deve avançar mais uma fase em seu desenvolvimento. De acordo com o website russo Aviation21, os testes de voo com o segundo protótipo da aeronave estão programados para começar até o fim do próximo mês.
Os ensaios de voo com o primeiro protótipo do Il-114-300 foram suspensos em agosto de 2021 após a queda de um modelo de testes do cargueiro militar Il-112V, que usa o mesmo motor (turboélice TV7-117/ST-01) do avião concebido para uso comercial.
Em fevereiro deste ano, o diretor da Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia, Alexander Neradko informou que a entidade planejava concluir os testes de certificação do turboélice em 2022 e ter o modelo homologado para voos comerciais em março de 2023.
No entanto, após o início da guerra na Ucrânia e as sanções impostas pela União Europeia e os Estados Unidos contra a aviação russa, atrasaram ainda mais o desenvolvimento da aeronave. Diante desse cenário, a certificação do avião foi adiada para o fim de 2023, com início das primeiras entregas a partir de 2024.
O projeto Il-114-300 foi lançado oficialmente pelo grupo russo estatal UAC no começo desta década com a meta de realizar o primeiro voo em 2018 e entrar em serviço em 2022, prazos que não foram alcançados. A aeronave é uma versão reformulada de um programa Il-114 iniciado nos anos 1990, mas que atraiu pouco interesse no mercado e saiu de linha rapidamente.
De acordo com o fabricante, a versão final do Il-114-300 terá capacidade para receber até 68 passageiros. O turboélice é projetado para voar a velocidade de cruzeiro de 500 km/h a 7.600 metros, com alcance de 1.400 km.
Concorrente para o ATR 72
A opção por atualizar o Il-114, um turboélice fracassado e que teve apenas 20 unidades construídas no passado, deveria ter ajudado a encurtar o cronograma e baratear seu projeto, mas não foi bem assim, como em geral tem ocorrido com outros programas aeronáuticos pós-União Soviética.
O governo russo aposta no Il-114-300 como uma alternativa nacional para a aviação regional do país. Com proposta semelhante ao ATR 72, a aeronave utiliza apenas componentes russos como o motor Klimov e aviônicos avançados. Uma dos diferenciais em que apostam seus idealizadores é o fato de o turboélice poder operar em aeroportos sem infraestrutura adequada. Ele possui escada retrátil e acesso do solo para inspeções de manutenção, de acordo com o fabricante.
O turboélice, por ora, tem 19 pedidos firmes da empresa aérea russa Aurora. O Kremlin, por meio de uma estatal de leasing, também já manifestou interesse em adquirir 50 aeronaves para redistribuir entre empresas locais.
Se conseguir substituir os velhos turboélices militares An-24 e An-26 que hoje são usados em rotas regionais, o novo avião russo já terá conseguido um grande feito.
A Rússia tem incentivado programas nacionais de desenvolvimento de aeronaves civis como os jatos de passageiros SSJ100 e MC-21. Até mesmo o velho quadrimotor Il-96 deve ganhar nova roupagem enquanto a UAC não consegue avançar com o CR-929, um widebody projetado em parceria com a COMAC, da China.