Senadores vão discutir se o Brasil precisa ter uma bomba atômica

Sugestão Legislativa conseguiu o apoio popular necessário para o tema ser debatido no plenário em Brasília
Teste nuclear realizado em 18 de Abril de 1953 na Área de Testes de Nevada, nos Estados Unidos (National Nuclear Security)
Teste nuclear realizado em 1953 na Área de Testes de Nevada, nos Estados Unidos (National Nuclear Security)

A “Ideia Legislativa” sobre equipar as forças armadas do Brasil com armas nucleares conseguiu o apoio popular necessário (mais de 20 mil apoios) para se tornar uma “Sugestão Legislativa” e o tema deverá ser debatido no plenário do Senado Federal em Brasília (DF).

A enquete, disponível no site do Senado, aborda a necessidade do Brasil ter uma bomba atômica para “dissuadir interferência estrangeira em nosso território nacional”. Embora já tenha obtido o apoio necessário, o questionário permanecerá aberto ao público até 10 de fevereiro de 2021.

No Senado, o assunto será debatido e, caso seja aprovado pela maioria, pode originar um Projeto de Lei. Ainda não há uma data definida para o tema ser levado ao plenário.

Constituição brasileira proíbe armas nucleares

A adoção de um arsenal nuclear exige uma mudança constitucional no Brasil. De acordo com o artigo 21 da Constituição Federal, “toda atividade nuclear em território nacional somente será admitida para fins pacíficos e mediante aprovação do Congresso Nacional”.

O Brasil também é uma das 189 nações signatárias do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, embora isso não seja um impedimento para um país desenvolver armas nucleares.

Atualmente, apenas oito países possuem arsenal nuclear, seja de bombas ou mísseis com ogivas atômicas. São eles: EUA, Rússia, China, França, Reino Unido, Índia, Paquistão e Coreia do Norte.

Veja mais: Ataque aéreo nuclear contra o Japão completa 75 anos

Total
0
Shares
11 comments
  1. Há tempos que interesses externos tem aumentado a pressão sobre o Brasil com relação a nossa Amazônia. Querem nos dividir para explorar como bem entenderem sob o falso pretexto da ecologia.
    A bomba atômica é um exelente poder dissuasório para evitar que nos dividam e tomem nossas riquezas.

  2. Infelizmente acredito que para mantermos a nossa integridade territorial e soberania, o Brasil precisa URGENTEMENTE recuperar o nosso projeto de bombas nucleares. Os últimos movimentos da Geopolitica mundial, provam a necessidade do Brasil participar do “clube nuclear”. Temos visto países inexpressivos se manter graças a esta capacidade nuclear. Já o Brasil, riquíssimo em matéria prima e vasto território é o alvo prioritário de outras nações gananciosas.

  3. Não acho que é urgente.
    Temos primeiro que melhorar as forças armadas, principalmente na proteção das fronteiras secas e marítimas, com uma boa frota aérea e marítima já com as armas convencionais disponíveis e que são duradouras.
    Ter bomba ou míssil nuclear é bastante caro e exige uma manutenção rígida, pra evitar acidentes e até mesmo roubo delas.
    Prefiro inicialmente que tivéssemos um plano sério de ter pelo menos 2 porta-aviões patrulhando a costa marítima brasileira do que mísseis e bomba nuclear.
    Em caso de um conflito, temos sólidas alianças militares com a OTAN e com a América do Norte (EUA e México), sem falar que talvez até a Argentina, Colômbia, Chile e Peru nos ajudaria rapidamente num conflito.
    Ah, e até um parceiro militar que parece inusitado, mas pode ser real: África do Sul, pois faz parte dos BRICS, como a gente.

  4. Kkk brasileiros com bomba atomica. Tirando o fato que são burros de mais e nem devem conseguir construir, em 5 minutos um cara da favela do RJ vai conseguir roubala e virar o novo rei dos idiotas

  5. Porta aviões são armas de ataque, com sua projeção naval, além de demandar uma grande e cara esquadra para protegê-lo.

    Mas entendi sua ideia no geral, uma boa força naval, aérea e terrestrea antes de outros projetos. Só nos resta gerar recursos pra tal.

  6. Entendo que o Brasil necessita ter bomba atômica como fator de proteção. O território é imenso é rico. Vem atraindo a cobiça do mundo. É necessário termos esse armamento para impedir que tenham ideias hostis como vimos presenciando.

  7. Para o bem i integridade da Nação Brasileira, sim devemos possuir Armas Nucleares, no Intuito de responder a altura a paises interesseiros que estão de olho nas nossas reservas minerais , e tentando tormar a força a Amazônia que nossa utilizando de politicagem internacional como argumento que estamos devastando nossas matas ,sabendo que o Brasil possue um Código Florestal muito mais desenvolvido que certos paises da europa . Fiquemos alertas e vigilantes , e nossa liberdade que esta em jogo também.

  8. Verdadeiramente, o Brasil precisa investir pesadamente mas nas suas forças de defesas, principalmente nas áreas fronteiriças, dois portas aviões com esquadras bem equipadas é uma força área bem estruturada colocaria as nossas defesas a altura, mas o momento é bem urgente já q as potências desde o ano passado bem tentando tirar a nossa soberania sob a Amazônia, por tanto imediatamente o Brasil deve com urgência construir um arsenal nuclear implacável para q ninguém tenha a ansurda ideia de internacionalizar o que nós pertence e até mesmo encontrar um pretexto de invadir o nosso país
    , essa é minha opinião

Comments are closed.

Previous Post
COMAC C919

Três anos após primeiro voo, jato chinês C919 é apresentado ao público

Next Post
Airbus A380 - Hi Fly

Hi Fly confirma fim das operações com o Airbus A380

Related Posts
Total
0
Share