Um dos mais recentes clientes da família de jatos E2, da Embraer, estaria enfrentando uma grave crise financeira, a SKS Airways, da Malásia.
De acordo com a mídia local, a pequena empresa aérea regional suspendeu seus voos com turboélices DHC-6 Twin Otter e seu site deixou de aceitar reservas.
A situação preocupante teria feito os executivos da SKS viajarem para o Oriente Médio em busca de investidores nos Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
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O plano era que grandes grupos do setor nesses países adquirissem parte da empresa e com isso bancar o arrendamento dos 10 E195-E2 contratados junto à empresa de leasing Azorra em maio.
Ainda segundo os sites de notícias, a SKS teria conversado com a Malaysia Aviation Group (MAG), controladora da Malaysia Airlines, maior companhia aérea do país. Em nenhum dos casos, teria surgido interesse em assumir parte da SKS.
Outro sinal preocupante na empresa foi a saída de Dzuleira Abu Bakar na semana passada, ela que havia assumido como CEO da SKS, há pouco tempo.
Hub regional
A SKS Airways pretende estabelecer um hub no Aeroporto de Subang, na área central da capital malaia, Kuala Kumpur, aproveitando da boa capacidade de passageiros e alcance dos E195-E2.
No entanto, a moeda local, o ringgit, tem se desvalorizado fortemente perante o dólar, e que é usado para o pagamento do leasing.
Os rumores também falam em um possível adiamento na entrega dos jatos E195-E2 para o segundo semestre de 2024. A SKS espera que o governo malaio conclua a ampliação do aeroporto de Subang em 2025.
A Embraer conta com a SKS e a Scoot, subsidiária da Singapore Airlines, para colcoar seus novos jatos E2 em operação no Sudeste Asiático e assim tornar-se uma vitrine para outros possíveis interessados.
A Scoot deve receber o primeiro E190-E2 também alugado junto à Azorra no começo de 2024, prazo semelhante ao da SKS. Segundo o Business Times, nem a SKS e nem a Embraer quiseram comentar o assunto.
Airway enviou perguntas à assessoria de imprensa da Azorra e atualizará este artigo caso tenha resposta.