A carreira de piloto comercial promete ser promissora nos próximos 20 anos. Segundo previsão da Boeing divulgada nesta segunda-feira (20), serão precisos cerca de 1,5 milhão de novos pilotos e técnicos para suprir as necessidades do mercado de aviação internacional até 2035. De acordo com estimativa da fabricante, serão produzidos aproximadamente 38 mil novas aeronaves de passageiros nesse período, praticamente dobrando a frota mundial atual.
“Para ajudar a resolver essa necessidade, a Boeing treinou no ano passado um número recorde de pilotos e técnicos em 17 centros de treinamento ao redor do mundo e investiu em um abrangente programa de desenvolvimento de tripulantes em inicio de carreira para se tornarem pilotos qualificados em companhias aéreas”, afirma Sherry Carbany, vice-presidente da Boeing Flight Services. “ Vamos continuar aumentando quantidade de treinamentos que oferecemos, permitindo aos nossos clientes a satisfazer o apetite crescente pelo transporte aéreo “, completou.
Comparado a 2013, no ano passado houve um aumento de 4% na demanda por novos pilotos e 5% na área técnica. Seguindo esse ritmo, serão necessários 28 mil pilotos e mais de 30 mil técnicos por ano. “O desafio de atender a demanda global por profissionais não será resolvido por uma única empresa”, acrescentou a executiva. “Os fabricantes de aeronaves e de equipamentos de treinamento, companhias aéreas, organizações de formação, agências reguladoras e instituições educacionais estão intensificando seus trabalhos para atender a crescente necessidade de treinar e certificar pilotos e técnicos”, finaliza Carbany.
O mercado que mais vai crescer para a aviação nos próximos 20 anos é o asiático, que vai requerir cerca de 226 mil pilotos e 238 mil novos técnicos. Na América Latina, levando em conta o mesmo período, serão necessários cerca de 97 mil novos pilotos e técnicos.
Lindo na teoria, porem na prática sobram pilotos e muitos depois de formados não conseguem oportunidades concretas!
Realmente, sou piloto a 20 anos, e a 20 anos escuto essa mesma ladainha. concordo com o Jhonatas, eu ainda estou em busca de qualificação, na pratica é tudo mentira.
Nossa, pela reportagem acima somente a carreira de pilotos sera promissora. Sobre manutenaca, a palavra “tecnicos” apareceu em algumas frases sem a devida importancia. Lamentavel!!!…Como sempre, parece que na aviacao so precisa de pilotos para fazer voar as aeronaves. E ainda assim a realidade deles ainda e bem diferente, como reportado de fato pelos caros leitores Jhonatas e Almir.
Já li isso ano passado no próprio site da Boeing. Porém até agora não vi mudar nada. espero que seja verdade, pois vejo muita estatística e pouca realidade dos fatos.
“O melhor emprego de seu vida!”
Sou piloto a 30 anos , e como tal sou obrigado a fazer renovações anuais médicas e técnicas , é muito gasto de $$$ sem aquele retorno … E ainda ficar preso com ANAC … Já tive meu número Anac inexistente precisando decolar e tive q dar meu jeito …. Estava em translado, assim que cheguei no destino , com muito custo e perceveransa e muitos telefonemas p alguns Amigos , consegui falar com Anac q me foi informado não existir a minha ficha …. No final, a Anac simplesmente tinha trocado o meu último número de CPF… E eu quase perdi o emprego, pois o patrão quer voar…. Triste isso?
Pois é!!! Este comentário de pilotos há muito se vem falando, uma vez que contradiz totalmente com a realidade.
Como se diz em Angola ” muita lata e pouca gasosa”