A companhia aérea Singapore Airlines, de Cingapura, recebeu nesta semana o primeiro de seus cinco novos jatos A380 encomendados com interior reformulado. A cerimônia de entrega da aeronave foi realizada na principal fábrica da Airbus, em Toulouse, na França.
Além da aquisição de aviões “zero km”, a empresa asiática também vai reformar toda sua frota de A380, hoje com 14 aparelhos em serviço, e atualizar seus interiores para o novo padrão. Segundo a companhia, o processo de atualização das aeronaves será iniciado em 2018 e deve ser concluído até o final de 2020.
O novo A380 da Singapore Airlines acomoda até 471 passageiros, volume que supera as configurações dos modelos operados atualmente pela empresa, para 379 e 441 ocupantes. Apesar da maior capacidade, a Airbus afirma que a cabine reformulada oferece mais espaço aos viajantes de todas as classes.
O jato entregue à Singapore possui 387 assentos do primeiro deck, divididos entre classe econômica e econômica premium, enquanto o andar superior comporta mais 78 passageiros na classe executiva e outros seis ocupantes viajam em suítes privadas.
“A entrega de novo mais novo A380 com todos os novos produtos de cabine é realmente uma ocasião emocionante, e estamos satisfeitos por celebrar este marco importante com o nosso grande parceiro Airbus”, disse Go Choon Phong, CEO da Singapore Airlines.
“A Singapore Airlines foi a primeira companhia a voar com o A380 e operou a aeronave com os mais altos níveis de excelência técnica desde o primeiro dia. A aeronave provou ser um grande sucesso comercial em serviço com a empresa, transportando passageiros de forma eficiente e com conforto”, apontou Tom Enders, CEO da Airbus.
Renovação de frota
A Singapore Airlines foi a primeira companhia aérea a operar o A380 na aviação comercial, em outubro de 2017. Com 10 anos de serviço recém-completados com o maior avião de passageiros do mundo, a empresa asiática também é o primeiro operador do quadrimotor da Airbus a iniciar um processo de renovação e reforma de frota – o A380 voa atualmente com 13 companhias aéreas pelo mundo.
A empresa já desativou um A380 recentemente, por sinal o primeiro modelo de série produzido pela Airbus, e a aeronave foi estocada na França. Até o final de 2018 a empresa ainda vai tirar de serviço outros quatro aparelhos. Essas aeronaves pertencem a grupos de leasing e seus contratos de uso, válidos por 10 anos, não foram renovados.
Veja mais: Há 50 anos o Concorde era apresentado ao público pela primeira vez