Dona da maior frota de jatos Embraer do mundo, com mais de 150 aeronaves em serviço, a empresa norte-americana SkyWest confirmou nesta quinta-feira (30) um pedido firme por mais 20 jatos E175. A encomenda é avaliada em US$ 972, com bases nos preços atuais do avião, e as entregas estão previstas para começar no segundo semestre deste ano, informou a fabricante.
“A Embraer e a SkyWest mantêm uma parceria marcada por uma longa história de serviço para as principais companhias aéreas e estamos felizes por abrir uma nova oportunidade de mercado”, disse Charlie Hillis, diretor de vendas e marketing para a América do Norte da Embraer Aviação Comercial. “Hoje, anunciamos que esses 20 novos aviões serão os primeiros E-Jets operados pela SkyWest na malha aérea da American Airlines.”
A SkyWest opera na aviação regional dos EUA por meio de parcerias com as companhias americanas United Airlines, Delta Air Lines, American Airlines e Alaska Airlines.
“Estamos satisfeitos em continuar avançando nossa posição no setor por meio deste pedido de novas aeronaves da Embraer”, disse Chip Childs, CEO e presidente da SkyWest. “Somos gratos pela parceria de longa data com a Embraer e estamos ansiosos para operar esta excelente aeronave para nossos quatro principais parceiros.”
A parceria entre Embraer e SkyWest teve início em 1986, quando a empresa americana começou a operar o turboélice EMB 120 Brasilia. Com esse pedido adicional para o E175, a companhia já adquiriu mais de 180 aeronaves desse modelo desde 2013.
E nada de pedidos pelo E175-E2…
Enquanto os modelos E190 e E195 de primeira geração da Embraer caminham para sair de linha e abrir espaço para os novos jatos da série E2, o E175 ainda deve resistir por algum tempo. Previsto para entrar em operação em meados de 2021, o E175-E2 fez ainda não soma nenhum pedido firme. O voo inaugural da aeronave foi realizado em dezembro do ano passado.
Candidato a novo “best-seller” da Embraer, o menor modelo da família E2 está em desacordo com a legislação dos EUA, mercado considerado crucial para o novo jato fabricado no Brasil. A introdução do modelo no país depende de mudanças na chamada “Cláusula de Escopo”, que atualmente impede companhias regionais de voarem com aviões que excedam o peso máximo de 39.000 kg. O E175-E2 supera esse limite em quase 6.000 kg.
Em 2013, quando foi lançado o programa E2, a Embraer chegou a divulgar uma carta de intenção da SkyWest para adquirir até 100 unidades do E175-E2, mas a fabricante acabou excluindo essas opções de seu backlog em 2018.
Diante deste cenário, o presidente da Embraer Aviação Comercial, disse em recente entrevista que a fabricante pretende conquistar os primeiros pedidos pelo E175-E2 de clientes fora dos EUA e que isso já deve ocorrer nos próximos meses.
Enquanto o E175-E2 não recebe pedidos, a Embraer segue produzindo o modelo de primeira geração normalmente junto com os novos E190-E2 e E195-E2. O E175 é o avião comercial de maior sucesso da fabricante brasileira, com mais de 600 unidades entregues desde 2005, sendo grande parte para empresas regionais dos EUA.
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