A Lockheed Martin realizou a cerimônia de entrega do primeiro caça F-16 do Bloco 70 para Taiwan neste final de semana – o evento ainda não havia sido oficialmente divulgado pela empresa.
Imagens da cerimônia foram compartilhadas nas redes sociais mostrando um F-16D de dois lugares.
Taiwan encomendou 66 caças F-16V em 2019 por meio do programa de Vendas Militares ao Exterior. Esses aviões reforçarão a frota de quase 140 F-16 que foram atualizados para um padrão similar pela indústria local do país.
A despeito da cerimônia, o jato de combate deve permanecer nos Estados Unidos até o final do ano, quando então será enviado ao país.
O governo de Taiwan esperava receber todos os F-16 até o final de 2026, porém, a meta é bastante audaciosa, a despeito da Lockheed ter planejado enviar quatro aviões por mês.

O F-16 Bloco 70 possui vários aprimoramentos, entre eles um radar AESA mais capaz, novos sistemas de guerra eletrônica e de missão e uma vida útil estrutural mais longa.
Além do F-16, a Força Aérea de Taiwan conta com jatos Mirage 2000-5, F-CK-1C (desenvolvidos localmente) e alguns F-5 mais antigos.
O país vive sob o temor de uma invasão por parte da China, que considera a ilha uma “província rebelde”