Projeto da Força Aérea Brasileira, a transformação dos seus dois Airbus A330-200 (KC-30) em aeronaves de reabastecimento aéreo MRTT (Multi Role Tanker Transport) ainda está pendente.
Enquanto isso os widebodies têm sido usados como aviões de transporte em missões humanitárias e também nas viagens presidenciais.
Já a Espanha, que lançou um programa parecido com três A330 que voavam com a Iberia, está próxima de contar com os primeiros aviões-tanque.
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Nesta semana a Airbus recebeu o segundo A330-200 da Força Aérea Espanhola (Ejercito del Aire), que pousou na divisão Getafe, responsável pelo trabalho.
A Iberia havia sido repassado o jato à Força Aérea em maio de 2022, que então recebeu uma pintura em tom cinza escuro e a matrícula T.24-02.
Segundo a Airbus, o jato será equipado com um sistema de reabastecimento de mangueira e drogue nos próximos meses.
Evacuação médica
A empresa não revelou o status do primeiro A330 T.24-01, mas entende-se que ele esteja perto da conclusão já que a previsão era que isso ocorresse em 2024.
O governo espanhol assinou um acordo de conversão para tanques aéreos com a Airbus em novembro de 2021 incluindo três aeronaves.
Além do sistema de reabastecimento aéreo, os MRTT espanhois também contarão com um kit de evacuação médica (MEDEVAC).
A frota de A330 MRTT será operada pela Ala 45 da Força Aérea Espanhola, com sede na Base Aérea de Torrejón (Madri). A terceira e última aeronave deverá ser entregue em 2025.
O MRTT tem angariado vários clientes no mundo e é a aeronave de reabastecimento aéreo mais numerosa entre os membros da OTAN.