A South African Airways (SAA), companhia aérea de bandeira do país, pretende retomar os voos de longa distância a partir de outubro e escolheu São Paulo como primeiro destino internacional.
Os voos sairão da Cidade do Cabo a partir de 31 de outubro e de Joanesburgo com início em 6 de novembro, segundo a empresa aérea.
Com a frota bastante reduzida em relação ao passado, a SAA revelou que os dois voos serão operados com o Airbus A340-300, aeronave widebody de quatro motores e que está praticamente aposentada na maior parte do mundo.
Lançado nos anos 90, o A340-300 foi a maior variante da família original, respondendo por 218 dos 246 jatos fabricados – mais tarde a Airbus tentou salvar a carreira do modelo lançando as versões -500 e -600 mas as vendas foram ainda piores.
O A340-300 utiliza motores CFM56 semelhantes aos que equipam jatos 737. Na época os bimotores como o Boeing 767 e o A300 já assumiam voos transoceânicos mas os limites ETOPS – que define a distância que um aeroporto de alternativa deve estar em caso de um pane em um dos motores – ainda não eram suficientes para certas rotas mais longas.
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Essa situação começou a mudar e quem se beneficiou foi o irmão A330, que usava a mesma fuselagem do A340 mas com opções de turbofans maiores da GE (CF6), Pratt & Whitney (PW4000) e Rolls-Royce (Trent 700).
No fim, os widebodies de dois motores tomaram o mercado e o A340 viu suas vendas minguarem até que em 2012 os últimos jatos deixaram a linha de produção da Airbus.
Passagens em promoção
A South African já operou vários A340, mas atualmente só teria uma aeronave ativa, o ZS-SXF, recebido em 2007 de segunda mão e que já voa há mais de 18 anos.
A Airbus, no entanto, informa que a SAA tem três dessas aeronaves, uma das poucas companhias aéreas ocidentais a mantê-lo em voo. O maior cliente do quadrimotor é o grupo Lufthansa, que mantém 26 quadrimotores em serviço, incluindo a pouco vendida versão A340-200.
O widebody, no entanto, é bastante usado em países que têm restrições de acesso a aeronaves mais novas como a Venezuela e o Irã – este último ‘contrabandeou’ alguns exemplares recentemente e que estavam justamente na África do Sul.
A transportadora sul-africana também possui um A330-300 bem mais novo, com apenas seis anos em serviço e que está configurado para transportar 249 passageiros em duas classes.
O A340-300, por sua vez, possui 253 assentos, sendo 38 na classe executiva e 215 na classe econômica.
Os voos para São Paulo foram anunciados em junho em meio ao plano de recuperação da SAA após passar por sérias dificuldades financeiras.
A companhia aérea anunciou o lançamento de tarifas promocionais em ambas as rotas, a partir de US$ 686 (R$ 3.300) para viagens entre 31 de outubro e 31 de março de 2024.