Startup americana compra 20 turboélices Caravan, mas vai equipá-los com motores elétricos

Surf Air Mobility está desenvolvendo um motor híbrido-elétrico próprio que tomará o lugar dos PT-6 do Cessna. Meta é oferecer voos comerciais em pequenas distâncias nos EUA
Os Grand Caravan da Surf Air terão motores elétricos (TA)

A Surf Air Mobility, uma startup baseada em Los Angeles, nos EUA, confirmou a encomenda dos seus primeiros 20 turboélices Cessna Grand Caravan EX com a Textron Aviation no começo da semana.

As duas empresas tinha um pré-acordo de exclusividade assinado em 2021 para o fornecimento de até 100 aeronaves do modelo, com mais 50 opções de compra.

Os primeiros Cessna Grand Caravan serão entregues a partir do primeiro semestre de 2024, disse a Textron em nota.

Mas a empresa californiana não pretende utilizar os monomotores como entregues pela fabricante. O plano, na verdade, é convertê-los para receberem uma tecnologia proprietária de motorização híbrida-elétrica ou puramente elétrica.

A Surf Air espera obter a certificação suplementar de tipo da FAA em 2026 e então utilizar os Caravans eletrificados em rotas regionais nos EUA.

Startup aposta em serviço mais descomplicado e rápido para atrair passageiros (SA)

A meta da startup é oferecer voos diretos de curta duração mais velozes que viagens feitas por automóvel ou mesmo voos comerciais, nesse caso por conta da burocracia dos grandes aeroportos.

Em um exemplo mostrado pela Surf Air, um voo entre Los Angeles e San Diego levaria apenas 1 hora e 30 minutos contra até 3 horas de um automóvel e 3 horas e 30 minutos de um voo comercial comum (considerando os trâmites de chegada e espero no aeroporto e desembarque).

Para isso, a empresa quer usar uma rede de pequenos aeroportos próximos dos grandes centros e que são ociosos.

A Surf Air tem um acordo para 100 unidades do Caravan (TA)

“Nosso relacionamento com a Textron Aviation é fundamental em nossa missão de revolucionar as viagens aéreas”, disse Sudhin Shahani, cofundador da Surf Air Mobility. “Esta entrega inicial da frota solidifica nosso compromisso de trazer aeronaves elétricas avançadas ao mercado para reduzir as emissões de combustível e o custo das viagens aéreas.”

“Estamos entusiasmados em ver o progresso da Surf Air na expansão de sua frota, com entregas previstas para começar no início do próximo ano”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de Vendas Globais e Operações de Voo da Textron. “A adaptabilidade do Cessna Caravan para operações de passageiros e carga o torna uma plataforma ideal para inovações de propulsão híbrida elétrica e elétrica. Este relacionamento exclusivo demonstra o compromisso da Textron Aviation com o futuro do voo sustentável.”

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Se o projeto der certo, a Textron pretende utilizar o sistema de propulsão elétrica em seus Caravans também.

Total
0
Shares
Previous Post
Airbus da TAP Air Portugal: privatização à vista

Governo português venderá ao menos 51% do capital da TAP Air Portugal

Next Post

Saab mostra o primeiro avião-radar da Força Aérea da Polônia

Related Posts
Total
0
Share