A Vertical Aerospace, startup britânica que desenvolve o eVTOL VX-4, “carro voador” que a Gol Linhas Aéreas pretende operar, anunciou um novo acordo de financiamento de US$ 180 milhões.
Esse montante inclui US$ 50 milhões em novos investimentos liderados pela Mudrick Capital Management e a conversão de aproximadamente US$ 130 milhões de dívidas em ações, o que reduz significativamente o endividamento da empresa.
O compromisso firmado pela Mudrick Capital inclui US$ 25 milhões de investimento inicial e mais US$ 25 milhões como garantia, valor que poderá ser ajustado dependendo de aportes de outros investidores.
Além disso, o fundador da Vertical Aerospace, Stephen Fitzpatrick, terá a opção de investir outros US$ 25 milhões nas mesmas condições.
Voos de testes
Os recursos captados serão direcionados à implementação da estratégia Flightpath 2030, lançada recentemente. O plano visa consolidar a posição da empresa como líder no mercado de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) até o final da década.
Stuart Simpson, CEO da Vertical Aerospace, destacou a relevância do acordo: “Este investimento reafirma a confiança de nossos investidores na estratégia Flightpath 2030. Ele nos permite atender às necessidades de capital de curto prazo e avançar com nosso programa de testes e certificação, posicionando o VX4 para alcançar o mercado.”
“A Vertical Aerospace tem um papel de destaque no setor de eVTOL, com uma equipe que entrega soluções inovadoras para o futuro da aviação sustentável. Estamos confiantes de que nosso apoio ajudará a trazer ao mercado a aeronave elétrica mais segura e versátil.”, elogiou Jason Mudrick, fundador da Mudrick Capital.
eVTOL VX4 deve entrar em serviço em 2028
Além disso, o capital será aplicado no desenvolvimento e na certificação do modelo VX4. O programa de testes da aeronave tem avançado, mas a entrada em serviço foi adiada para 2028. O protótipo realizou com sucesso voos com piloto em modo de sustentação vertical na Fase 2.
A próxima etapa, que envolve voos com motores na horizonal, já está sendo planejada com o apoio da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido. Essa etapa será fundamental para a obtenção da certificação.
O VX4 utiliza oito rotores nas asas, dos quais os quatro frontais são basculantes e giram para a posição horizontal para voo de cruzeiro.
Trata-se de uma configuração mais complexa que a do Eve-100, o avião elétrico da Embraer. Em recentes declarações, executivos brasileiros explicaram que o projeto da Eve visa simplicidade para reduzir custos e aumentar a segurança.