Startup Eviation e Cape Air fecham acordo para venda de 75 aeronaves elétricos Alice

Aeronave sustentável de nove lugares será usada em voos regionais de até 815 km
Concepção artística do Alice, avião elétrico da Eviation; início das entregas é previsto para 2024 (Eviation)

A Cape Air, companhia aérea regional sediada no estado americano de Massachusetts, assinou uma carta de intenção para adquirir 75 aeronaves elétricas Alice, da Eviation.

As empresas não revelaram quando a aeronave sustentável começará a ser entregue. A Cape Air opera uma malha de 400 voos diários em 40 destinos nas regiões Nordeste e Centro-Oeste dos EU além do Caribe.

“A aviação verdadeiramente sustentável não apenas reduz o impacto das viagens aéreas no meio ambiente, mas também faz sentido para os negócios”, disse Jessica Pruss, vice-presidente de vendas da Eviation. “Estamos orgulhosos de apoiar a Cape Air, líder reconhecida em viagens aéreas regionais, para traçar um novo caminho no fornecimento de soluções inovadoras que beneficiem operadoras aéreas, passageiros, comunidades e sociedade”.

“A Cape Air continua comprometida com a sustentabilidade, crescimento e inovação, e nossa parceria com a Eviation permite que esses compromissos se tornem realidade”, disse a presidente e CEO da Cape Air, Linda Markham. “Nossos clientes estarão na vanguarda da história da aviação e nossas comunidades se beneficiarão de viagens livres de emissões”.

O Alice é um bimotor elétrico capaz de transportar até nove passageiros, além de dois tripulantes. Ele possui uma autonomia de até 815 km e pode atingir 463 km/h de velocidade de cruzeiro.

Eviation’s Alice

Disputa interna

Apesar do acordo significativo, a Eviation ainda precisa superar alguns desafios no desenvolvimento do Alice, uma aeronave que teve o projeto repensado e que deveria ter realizado o voo inaugural há alguns meses.

Além disso, a startup perder dois de seus principais executivos. Em fevereiro, o então CEO e co-fundador Omer Bar-Yohay deixou o cargo, permanecendo apenas no conselho de administração.

Roei Ganzarski, presidente executivo da empresa e também CEO da Magnix, fornecedora do sistema de propulsão do Alice, se afastou de ambas as funções. Segundo relatos, os dois divergiam das decisões tomadas a respeito do futuro da Eviation.

No comunicado sobre o acordo com a Cape Air, não há qualquer menção sobre o primeiro voo do Alice.

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