A Cape Air, companhia aérea regional sediada no estado americano de Massachusetts, assinou uma carta de intenção para adquirir 75 aeronaves elétricas Alice, da Eviation.
As empresas não revelaram quando a aeronave sustentável começará a ser entregue. A Cape Air opera uma malha de 400 voos diários em 40 destinos nas regiões Nordeste e Centro-Oeste dos EU além do Caribe.
“A aviação verdadeiramente sustentável não apenas reduz o impacto das viagens aéreas no meio ambiente, mas também faz sentido para os negócios”, disse Jessica Pruss, vice-presidente de vendas da Eviation. “Estamos orgulhosos de apoiar a Cape Air, líder reconhecida em viagens aéreas regionais, para traçar um novo caminho no fornecimento de soluções inovadoras que beneficiem operadoras aéreas, passageiros, comunidades e sociedade”.
“A Cape Air continua comprometida com a sustentabilidade, crescimento e inovação, e nossa parceria com a Eviation permite que esses compromissos se tornem realidade”, disse a presidente e CEO da Cape Air, Linda Markham. “Nossos clientes estarão na vanguarda da história da aviação e nossas comunidades se beneficiarão de viagens livres de emissões”.
O Alice é um bimotor elétrico capaz de transportar até nove passageiros, além de dois tripulantes. Ele possui uma autonomia de até 815 km e pode atingir 463 km/h de velocidade de cruzeiro.
Disputa interna
Apesar do acordo significativo, a Eviation ainda precisa superar alguns desafios no desenvolvimento do Alice, uma aeronave que teve o projeto repensado e que deveria ter realizado o voo inaugural há alguns meses.
Além disso, a startup perder dois de seus principais executivos. Em fevereiro, o então CEO e co-fundador Omer Bar-Yohay deixou o cargo, permanecendo apenas no conselho de administração.
Roei Ganzarski, presidente executivo da empresa e também CEO da Magnix, fornecedora do sistema de propulsão do Alice, se afastou de ambas as funções. Segundo relatos, os dois divergiam das decisões tomadas a respeito do futuro da Eviation.
No comunicado sobre o acordo com a Cape Air, não há qualquer menção sobre o primeiro voo do Alice.