Startup francesa VoltAero apresenta o primeiro protótipo do avião híbrido-elétrico Cassio 330

Aeronave para até cinco passageiros ainda será equipada apenas com motor térmico fornecido pela Kawasaki e voará pela primeira no final de 2023. Versão híbrida está prevista para 2024
O protótipo do Cassio 330, ainda com motor a combustão apenas (Ricardo Meier)

A VoltAero é uma das startups voltadas à aviação sustentável com projetos mais avançados no momento. A empresa francesa apresentou no domingo (18) no Paris Air Show o primeiro protótipo do Cassio 330, um monomotor híbrido-elétrico para até cinco passageiros.

A aeronave de configuração canard e cauda com estabilizadores verticais duplos deverá voar pela primeira vez até o final deste ano.

No entanto, o protótipo é equipado apenas com um motor a combustão fornecido pela Kawasaki e que é derivado de unidades usadas em motocicletas.

A aeronave deve voar pela primeira vez até o final deste ano (Ricardo Meier)

A VoltAero quer primeiro validar os conceitos aerodinâmicos e da estrutura da aeronave.

A aeronave de testes número 2, que fará o voo inaugural em 2024 será a primeira a receber o conjunto de propulsão híbrida, que une o motor de quatro cilindros da Kawasaki com um motor elétrico fornecido pela Safran

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Juntos, os dois motores gerarão até 345 kw de potência. O protótipo número 2 também estreará a suíte de aviônicos Avidyne com displays de 14 polegadas e configuração para operação com somente um piloto.

O Cassio 330 é apenas o primeiro de uma família de aeronaves híbrido-elétricas que contará também com o Cassio 480 (seis assentos) e o Cassio 600, capaz de transportar até 12 pessoas e que receberá um motor de seis cilindros da Kawasaki.

O Cassio 330 tem configuração canard (Ricardo Meier)

O Cassio 330 usará primariamente a unidade elétrica em voos de até 150 km enquanto o motor a combustão servirá para ampliar o alcance em trajetos mais longos.

Em 2020, a empresa já havia realizado testes com propulsão híbrida com um Cessna 337 adaptado. Seu fundador, Jean Botti, trabalhou na Airbus na área de tecnologia anteriormente.

A VoltAero não informou com qual previsão de entrada em serviço trabalha.

A Safran fornecerá o motor elétrico da aeronave (Ricardo Meier)

Total
0
Shares
Previous Post

“Táxi voador” da Embraer terá sistema de armazenamento de energia da BAE Systems

Next Post
ATR da Azul (AIRWAY)

Por dentro do primeiro ATR 72 da Azul com motores PW127XT

Related Posts
Total
0
Share