A VoltAero é uma das startups voltadas à aviação sustentável com projetos mais avançados no momento. A empresa francesa apresentou no domingo (18) no Paris Air Show o primeiro protótipo do Cassio 330, um monomotor híbrido-elétrico para até cinco passageiros.
A aeronave de configuração canard e cauda com estabilizadores verticais duplos deverá voar pela primeira vez até o final deste ano.
No entanto, o protótipo é equipado apenas com um motor a combustão fornecido pela Kawasaki e que é derivado de unidades usadas em motocicletas.
A VoltAero quer primeiro validar os conceitos aerodinâmicos e da estrutura da aeronave.
A aeronave de testes número 2, que fará o voo inaugural em 2024 será a primeira a receber o conjunto de propulsão híbrida, que une o motor de quatro cilindros da Kawasaki com um motor elétrico fornecido pela Safran
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Juntos, os dois motores gerarão até 345 kw de potência. O protótipo número 2 também estreará a suíte de aviônicos Avidyne com displays de 14 polegadas e configuração para operação com somente um piloto.
O Cassio 330 é apenas o primeiro de uma família de aeronaves híbrido-elétricas que contará também com o Cassio 480 (seis assentos) e o Cassio 600, capaz de transportar até 12 pessoas e que receberá um motor de seis cilindros da Kawasaki.
O Cassio 330 usará primariamente a unidade elétrica em voos de até 150 km enquanto o motor a combustão servirá para ampliar o alcance em trajetos mais longos.
Em 2020, a empresa já havia realizado testes com propulsão híbrida com um Cessna 337 adaptado. Seu fundador, Jean Botti, trabalhou na Airbus na área de tecnologia anteriormente.
A VoltAero não informou com qual previsão de entrada em serviço trabalha.