Stratolaunch Roc decola pela primeira vez com veículo hipersônico Talon-A

Maior aeronave em envergadura de asas do mundo realizou seu 8º voo nesta sexta-feira, a partir do Mojave Airport, na Califórnia
O Roc decolou pela primeira vez com o Talon-A em seu pilone central em outubro de 2022 (Stratolaunch)

O avião gigante ‘Roc’, da Stratolaunch, completou um importante marco nesta sexta-feira, 28, ao decolar do Aeroporto de Mojave, na Califórnia (EUA), transportando um veículo hipersônico Talon-A, em seu pilone na asa central.

Embora esse Talon-A seja um protótipo não propulsionado (TA-0), ele cumprirá vários ensaios visando o primeiro lançamento do TA-1, que realizará o voo supersônico após ser liberado em voo pelo Roc.

A aeronave de seis motores e duas fuselagens decolou do Mojave Air and Space Port às 8h22, horário local, e permaneceu em voo por 5 horas e 6 minutos atingindo uma altitude de 23.000 pés (7.000 metros).

“Realizamos uma variedade de testes de solo em antecipação a este primeiro voo de transporte cativo e, com cada marco de teste bem-sucedido alcançado, obtivemos confiança de que o equipamento funcionará exatamente como foi projetado. É emocionante ver o trabalho árduo da equipe chegar a esse ponto e ver os veículos voarem como um sistema integrado”, disse o Dr. Zachary Krevor, CEO e presidente da Stratolaunch.

O Talon A (A0) é um protótipo não propulsionado (Stratolaunch)

O Roc está voando com seu pilone central desde maio, uma peça de 3,630 kg feita em fibra de carbono e alumínio. O programa prevê que o Talon TA-0 será liberado em voo sobre o Oceano Pacífico até o final de 2022.

Só então a Stratolaunch passará a utilizar o TA-1 e, no futuro, o TA-2, primeiro veículo de teste hipersônico totalmente reusável, e o TA-3, que está sendo montado.

A Stratolaunch foi criada pelo ex-fundador da Microsoft (em conjunto com Bill Gates), Paul Allen, que faleceu há quatro anos. Ele pretendia realizar lançamentos de foguetes e espaçonaves de forma econômica a partir do Roc.

A empresa, no entanto, foi vendida para o Cerberus Capital Management, que decidiu mudar o foco do negócio, investindo numa plataforma de lançamento de veículos hipersônicos. A meta da Stratolaunch é iniciar os serviços já em 2023.

Total
0
Shares
Previous Post

Grupo IAG aprova pedido de 50 737 MAX e adquire mais 37 A320neo

Next Post

Lufthansa recolocará três Airbus A380 em serviço em 2023

Related Posts
Total
0
Share